A natureza interdisciplinar da ciência da informação

Tefko Saracevic

Resumo


Discute a natureza e tendências da ciência da informação nas suas relações interdisciplinares. No início, a origem e antecedentes sociais da ciência da informação apresentam-se seguidos de uma descrição da evolução da recuperação da informação, a atividade principal da ciência da informação. A evolução das relações interdisciplinares é avaliada no que concerne a quatro áreas: biblioteconomia, ciência da computação, ciência cognitiva, inclusive inteligência artificial e comunicação. Nas conclusões, apresentam-se os desafios à ciência da informação prosseguidos de três assuntos críticos: mudanças sociais contemporâneas, a revolução tecnológica e mudanças interdisciplinares. A ciência da informação tem um papel a realizar nestes assuntos.

Palavras-chave


Biblioteconomia; Ciência da informação; Ciência da computação; Inteligência artificial; Comunicação; Recuperação da informação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 1969 Tefko Saracevic

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.