Sistemas de informações gerenciais para programa de qualidade total em pequenas empresas da região de Campinas

Autores

  • Vadson Bastas do Carmo
  • Cecília Carmen Cunha Pontes

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v28i1.859

Palavras-chave:

Sistemas de informação gerenciais, Fontes de informações, Programa de qualidade total para PMES

Resumo

Este trabalho teve por objetivo estudar sistemas de informação para gerenciamento de pequenas empresas participantes do Programa de Qualidade Total, do Sebrae, na região de Campinas. Na elaboração de um proposta de modelo de sistema de informações para o executivo de empresas de pequeno porte, foi necessário identificar não apenas as características relacionadas às áreas de negócios, mas também as específicas em relação aos setores industrial, comercial e serviços. Para o conhecimento dessas características, foi realizado um diagnóstico para identificação dos recursos de informática, fontes, produtos e serviços de informação utilizados em pequenas empresas. Foram propostos indicadores de informação para o gerenciamento de programa de qualidade total, tendo como suporte o Executive Informations Systems (EIS).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Vadson Bastas do Carmo

Gerente do Escritório do Sebrae, Jundiaí, SP

Cecília Carmen Cunha Pontes

Professora titular da Faculdade de Biblioteconomia e Instituto de Informática. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Downloads

Publicado

16/08/2013

Como citar

Carmo, V. B. do, & Pontes, C. C. C. (2013). Sistemas de informações gerenciais para programa de qualidade total em pequenas empresas da região de Campinas. Ciência Da Informação, 28(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v28i1.859

Edição

Seção

Artigos