Ciência da informação: ciência recursiva no contexto da sociedade da informação

Autores

  • Maria Cristiane Barbosa Galvão Universidade de Brasília
  • Paulo César Rodrigues Borges Faculdades Alvorada e Euroamericana

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v29i3.872

Palavras-chave:

Ciência da informação, Ciência clássica, Modo de produção do conhecimento, Tríplice hélce, Sociedade da informação

Resumo

O trabalho tem por objetivo discutir as características da ciência da informação. Primeiramente, o objeto da ciência da informação é tratado segundo as perspectivas de Ranganathan, Borko, Werzig, Urdaneta, Hwang e Le Coadic. Num segundo momento, verificam-se os modos de produção da ciência clássica, o novo modo de produção do conhecimento e a pertinência de se aplicarem esses modelos à ciência da informação. Propõe-se como modelo mais adequado para a ciência da informação o segundo, em decorrência de sua relação com a sociedade, do seu caráter interdisciplinar, dinâmico, objetivo e recursivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Maria Cristiane Barbosa Galvão, Universidade de Brasília

Professora e doutoranda do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

Paulo César Rodrigues Borges, Faculdades Alvorada e Euroamericana

Engenheiro cartógrafo e professor das Faculdades Alvorada e Euroamericana, doutorando do curso de Ciência da Informação do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília, mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (RJ).

Downloads

Como citar

Galvão, M. C. B., & Borges, P. C. R. (2000). Ciência da informação: ciência recursiva no contexto da sociedade da informação. Ciência Da Informação, 29(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v29i3.872

Edição

Seção

Artigos