Um sistema difuso inteligente para avaliar informações de usuários na Internet

Antonio Cesar Ferreira Guimarães

Resumo


Este trabalho consta do desenvolvimento de um Sistema Inteligente na Internet (SII) para indicar o nível de aquisição material dos visitantes em páginas na WWW (World Wide Web). A partir do Tempo de permanência (Tp), da Freqüência de visitas (Fv) e de um Índice (IDLI) que mede o interesse do usuário na página Web, o sistema estabelece um padrão existente nestas informações relacionadas com o número de Ordens de Compras dadas por um usuário. Desta forma, as variáveis tratadas como pares de entradas/saídas estabelecem um sistema adaptativo difuso que possui a capacidade de aprender com o tempo e a generalizar para definir novos padrões de usuários. Uma aplicação da metodologia proposta foi apresentada para efeito de ilustração. Com os resultados obtidos, pode-se definir um número de ordem de compra para cada item oferecido na página Web, estabelecer limites para o estoque adequado, ou estabelecer critérios de exibição de ofertas de produtos na página Web da empresa.

Palavras-chave


Lógica difusa; Internet; Anfis

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 1969 Antonio Cesar Ferreira Guimarães

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.