Análise dos fatores críticos de sucesso na implantação de um sistema acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i2.5153Resumo
A utilização do Enterprise Resource Planning (ERP) pelas organizações públicas tem aumentado
consideravelmente nos últimos anos. Em paralelo a este crescimento, observa-se a necessidade de maior
atenção ao processo de planejamento e implementação desses sistemas. Esta pesquisa busca identificar os
aspectos que afetam os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) durante a implantação de um ERP Acadêmico
no setor público brasileiro. Para isso, foi realizado um estudo de caso em uma universidade pública federal,
sendo os dados gerados pela pesquisa analisados por meio do software IRAMUTEQ, baseado nos métodos
de Análise de Similitude e Nuvem de Palavras. Os resultados obtidos representaram o total de 21 aspectos
que influenciam os Fatores Críticos de Sucesso. Dentre eles, pode-se citar a proatividade dos envolvidos, a
boa relação e articulação entre os indivíduos, as experiências anteriores, bem como a falta de planejamento
de processos de negócio claros e as limitações na infraestrutura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como citar
Edição
Seção
Licença
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.