Acervos de livros das bibliotecas das instituições de ensino superior no Brasil: situação problemática e discussão de metodologia para seu diagnóstico permanente

Autores

  • Antonio Lisboa Carvalho de Miranda

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v22i1.514

Palavras-chave:

Desenvolvimento de coleções. Metodologia para avaliação de acenos informacionais. Relação percentual livros por aluno. Bibliotecas universitárias/Brasil.

Resumo

O artigo apresenta: 1) a evolução dos estudos sobre acervos de bibliotecas universitárias no Brasil: a situação problemática, a inconsistência de dados e enfatiza a questão de livros por aluno; 2) a metodologia proposta pelo autor, seguindo o estudo pioneiro sobre bibliotecas universitárias de educação, em 1977; 3) a avaliação da coleção bibliográfica da  Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1980); 4) a caracterização da coleção bibliográfica da Fundação Universidade do Amazonas (1987); 5) e, com mais detalhes, o estudo de caso da metodologia empregada na análise da coleção bibliográfica da Universidade de Brasília. O autor descreve a situação atual das coleções bibliográficas das bibliotecas em 52 universidades federais brasileiras – com a média de 18,26 livros por aluno –e a ordem decrescente das coleções bibliográficas em sua distribuição geográfica. Finalmente, a descrição de metas e providências governamentais para promover o desenvolvimento de coleções bibliográficas - para fazer as bibliotecas menos desenvolvidas alcançarem 10 volumes por aluno, pelo menos, nos próximos cinco anos – é mostrada.

Palavras-chave

Desenvolvimento de coleções. Metodologia para avaliação de acenos informacionais. Relação percentual livros por aluno. Bibliotecas universitárias/Brasil.

Bibliographic collections of the libraries of higher level institutions in Brazil: problematic situation and analysis of the methodology for its permanent diagnosis

Abstract

The article presents: 1) the evolution of the studies on university libraries bibliographic collections in Brazil: the predicament, the data discrepancy with emphasis on books per student problem; 2) the methodology proposed by the author, following the pioneer study about university libraries on Education, in 1977, 3) the Universidade Federal do Rio Grande do Norte bibliographic collection (1980) evaluation; 4) the characterization of the Fundação Universidade do Amazonas bibliographic collection (1937); 5) and presents, with more details, the case study of the methodology applied in the Universidade de Brasília bibliographic collection analysis. The author describes the current situation of the libraries  bibliographic collections in 52 Brazilian federal universities - with an average rate of 18,26 books per student - and the decreasing order of the bibliographic collection according its. geographical distribution. Finally, he describes the goals and the governmental arrangements to promote the bibliographic collections development – in order to help those less developed libraries to reach, in the next 5 years, a rate of, at lest, 10 volumes per student

Keywords

Collection development. Methodology for bibliographic collection analysis. Data books per student. University libraries/Brazil.

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Biografia do Autor

  • Antonio Lisboa Carvalho de Miranda
    Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professor do Departamento de Ciências da Informação e Documentação da Universidade de Brasília.

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