Biblioteconomia: produção e administração da interpretação

Autores

  • Clarinda Rodrigues Lucas Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v26i1.752

Palavras-chave:

Bibliotecário, Leitura, Interpretação, Indexação

Resumo

Este trabalho privilegia a leitura do bibliotecário para fins de indexação e, trazendo para a discussão as contribuições da Análise do Discurso, verifica o lugar deste profissional na divisão social do trabalho de leitura. Contrapondo textos que tratam da teoria de indexação (o modo de leitura do bibliotecário) às palavras-chave, os cabeçalhos de assunto que são o resultado desta leitura, dá visibilidade à subjetividade deste leitor. Conclui que a explicitação dos processos que informam a leitura do bibliotecário em sua prática de indexação, somado ao instrumental teórico-metodológico que a apóia, contribui para que esta leitura seja mais fecunda e desdobradora de representações dos textos existentes nas bases de dados das bibliotecas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Clarinda Rodrigues Lucas, Unicamp
    Doutora em lingüística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas; chefe da Seção de Referência da Diretoria de Serviços ao Público da Biblioteca Central da Unicamp.

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Biblioteconomia: produção e administração da interpretação. (1997). Ciência Da Informação, 26(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v26i1.752