Relações e aproximações entre competência em informação e inclusão digital

cenários e tendências

Autores/as

  • Márcio Adriano Costa dos Santos Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Guillermina de Melo Terra Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Humanas e Letras.
  • Rosilene Agapito da Silva LLarena Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10n1.p200-211

Palabras clave:

Competência em Informação, Inclusão Social, Inclusão Digital, Apropriação da Informação, Exclusão Digital

Resumen

Analisa as relações teóricas e empíricas entre os termos “Competência em Informação” e “Inclusão Digital”; “Competência Informacional” e “Inclusão Digital”; “Competência Crítica em Informação” e “Inclusão Digital”. De natureza básica, bibliográfica, documental, descritiva e análise de conteúdo. Para tanto, utiliza-se o método quali-quantitativo. Como resultado, afirma-se que, o principal desafio da CoInfo na conjuntura atual estar centrado nos processos de exclusão digital sistêmica em escala global, à medida que não há Sociedade da Informação sem consciência cidadã, bem como justiça epistêmica na era digital. Portanto, afirmar-se que, a aquisição de CoInfo vai de encontro a apropriação oportunista dialética dos políticos, que, usam a inclusão digital como algo feito e acabado simplesmente pela doação e instalação de kits de computadores e acesso à internet no Brasil, nos últimos 23 anos de implantação da sociedade da informação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Márcio Adriano Costa dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

    Mestre em Ciência da Informação (2023), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI-UFAL), Graduação em Biblioteconomia (2011), pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui certificação de excelência acadêmica pela pesquisa desenvolvida sobre Biblioteca Pública e Inclusão social e Inclusão Digital. Atualmente é Membro dos Grupos de Pesquisa em Informação e Comunicação (GRUPIC), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS), da Universidade Federal do Tocantins, do Campus Porto Nacional e do Grupo de Estudos sobre Competência em Informação na Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Ceará (IFCE), do Campus Cedro e, do Fundador e Diretor de Formação e Qualificação do Sindicato dos Bibliotecários do Estado de Alagoas (SINBIBLIO-AL), e Coordenador do Observatório das Bibliotecas em Alagoas (ODB-AL). Tem experiência em Implantação e Implementação de Projetos em Bibliotecas, Institutos, Ongs e Startups. Tem interesse nas áreas de: Competência em Informação; Tecnologias e Disseminação da Informação; Informática Aplicada a Biblioteconomia; Inclusão Digital; Redes Sociais e Tecnologia da Informação em ambientes educacionais. Transformação Digital. Desenvolve trabalhos na área de Responsabilidade Social.

  • Guillermina de Melo Terra, Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Ciências Humanas e Letras.

    Postdoctorado en Museología, Facultad de Letras, Universidad de Oporto (Portugal). Doctorado en Museología, por la misma Facultad. Maestría en Sociedad y Cultura en la Amazonía, por la Universidad Federal de Amazonas. Especialista en Docencia en Educación Superior, por la Universidad Católica Dom Bosco. Graduada en Biblioteconomía por la Universidad Federal de Amazonas. Registrado en el Consejo de Biblioteconomía - 11ª Región (CRB-11) y el Consejo Regional de Museología - 1ª Región (COREM-1R). Profesor Adjunto de la Universidad Federal de Amazonas, perteneciente al Curso de Biblioteconomía. Profesor del Programa de Posgrado en Ciencias de la Información (PPGCI/UFAL), en la línea de investigación Producción, Mediación y Gestión de la Información. Coordinador Académico de la Facultad de Información y Comunicación (FIC). Miembro adherente de MINOM-ICOM. Líder del Grupo de Investigación en Información y Comunicación (GRUPIC). Evaluador externo del Consejo de Enseñanza del Estado de Amazonas. Revisor de las revistas: RACIn: Revista de Análisis en Ciencias de la Información y MANDUARISAWA: Revista de Estudiantes del Curso de Historia de la Universidad Federal de Amazonas (UFAM), así como Miembro del Comité Científico de la Colección de Archivística, Documentación y Ciencias de la Información de Appris Editora. Expresidente de la Asociación de Docentes de la Universidad Federal de Amazonas (ADUA). Expresidente de la Asociación de Profesionales y Académicos de Biblioteconomía de Amazonas (APABAM). Tesorero del Consejo Regional de Museología - 1ª Región (COREM 1R).

  • Rosilene Agapito da Silva LLarena, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

     

    Profesor efectivo en el curso de Biblioteconomía de la Fundación Universidad Federal de Rondônia (UNIR). Fue Profesora Invitada del Programa de Posgrado en Ciencias de la Información y del Curso de Biblioteconomía de la Universidad Federal de Alagoas (2020-2022). Postdoctorado en Ciencias de la Información (2019) por el PPGCI/UFPB. Doctora en Ciencias de la Información (2015) con pasantía de doctorado en el extranjero en la Universidad de Zaragoza - España, financiada por CAPES (2014/2015). Máster en Ciencias de la Información por la UFPB (2012). Especialista en Supervisión Escolar y Orientación Educativa por la UFPB (2002). Graduada en Biblioteconomía por la UFPB (2006) y en Pedagogía por la UFPB (1999). Dominar el idioma español. Estudiante de inglés e italiano. Experiencia en Educación en diferentes niveles (Educación Superior y Educación Infantil y Básica) y modalidades (Educación de Jóvenes y Adultos, Educación a Distancia y Educación Rural), con amplia experiencia como alfabetizadora de niños y jóvenes y adultos. Tiene experiencia en Asesoría y Consultoría Pedagógica; Formación Docente y Políticas Públicas Educativas. Actuó como docente en la formación inicial y continua del Programa Brasil Alfabetizado en el Estado de Paraíba y en el municipio de João Pessoa.

Referencias

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. A missão da Ciência da Informação na Era da Pós-Verdade. Informação & Sociedade: Estudos, Campina Grande, v. 30, n. 4, p. 1-19, 2021. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/155770. Acesso em: 17 fev. 2022.

ARAÚJO, Vânia Maria Rodrigues Hermes de. A organização espacial da informação científica e tecnológica no Brasil. Ciência da Informação, Brasília, v. 14, n. 1, p. 17-24, jan./jun. 1985.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Indicadores Nacionais de CT&I: apresentação. Brasília, 2012a. Disponível em: http://www.mct. gov.br/index.php/content/view/2043.html. Acesso em: 20 jul. 2017.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Indicadores Nacionais de CT&I: histórico. Brasília, 2012b. Disponível em: http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/2044/Historico.html. Acesso em: 20 jul. 2017.

BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Competência em informação: das origens às tendências. Inf.&Soc.:Est., João Pessoa-PB, v. 30, n. 4, p.1-28, out./dez. 2020. Disponível em:https://brapci.inf.br/index.php/res/download/155810#:~:text=Pode%2Dse%20dizer%20que%20os,dez.%202020%20permitem%20encontrar%20informa%C3%A7%C3%B5es. Acesso em: 15 abr. 2021.

CÂMARA, Mauro Araujo. TELECENTROS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DIGITAL: Perspectiva Comparada em Minas Gerais, Minas Gerais, BH. 2005. Tese de doutorado – Programa de Pós- Graduação da Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2005. Disponível em: Microsoft Word - 4270FA8C-615A-088E46.doc (ufmg.br).

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B2vyKSOtK2MkMjdiZTYxZWMtYmMyMy00MjBlLThj YmYtNTBmZDBkZjRiMTYy/view?hl=pt_BR&pli=1. Acesso em: 25 jun. 2006.

CAVALCANTE, Luiz Ricardo. Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: uma análise com base nos indicadores agregados. Rio de Janeiro: Secretaria deAssuntos Estratégicos da Presidência da República, 2009. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1458.pdf. Acesso em: 31 jul. 2017.

CUBILLOS, Diana Alexandra Vargas Cubillos; SILVA, Alberth Sant’Ana Costa da Silva. Inclusão digital: sistema de engrenagens. Liinc em Revista, v. 5, n. 1, 2009. Disponível em: Microsoft Word - 03.doc (brapci.inf.br). Acesso em: 15 mai. 2021.

COLE, Stephen; COLE, Jonathan R. Visibility and the structural bases of awareness of scientific research. American Sociological Review, [S. l.], v. 33, n. 3, p. 397-413, 1968.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Programas. 2017. Disponível em: http://cnpq.br/#void. Acesso em: 13 jul. 2017.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR(Capes). Portal de Periódicos. 2017a. Disponível em: http://www.periodicos. capes.gov.br. Acesso em: 26 jul. 2017a.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR(Capes). Prêmio Capes Teses. 2017b. Disponível em: http://www.capes.gov.br/ premiocapesdetese. Acesso em: 26 jul. 2017b.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR(Capes). Sobre a avaliação. 2017c. Disponível em: http://capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao. Acesso em: 27 jul. 2017c.

DIAS, Rafael de Brito. O que é a política científica e tecnológica. Sociologias, Porto Alegre, v. 13, n. 28, p. 316-344, set./dez. 2011.

DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. 3. ed. rer. ampl. São Paulo: Atlas, 1995.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: Metodos_e_Tecnicas_de_Pesquisa_Social_An.pd. Acesso em: 25 ago. 2021.

LLARENA, Rosilene Agapito da Silva. Gestão do Conhecimento na Rede do ProJovem Urbano: modelo baseado nas políticas públicas, João Pessoa, 2015. 327 f. Tese de doutorado - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, 2015. João Pessoa, Paraíba, 2015. Disponível em: arquivototal.pdf (ufpb.br). Acesso em: 26 abr. 2021.

MACHADO, Alaine Maria Ferreira; SANTOS, Tereza Cristina Melo dos; ARAÚJO, Ronaldo Ferreira de. Inclusão digital e competência informacional no contexto da alfabetização em séries INICIAIS. Ci. Inf. Rev., Maceió, v. 1, n.2, p. 32-41, maio/ago. 2014. Disponível em: Inclusão Digital e Competência Informacional no Contexto da Alfabetização em Séries Iniciais | Ciência da Informação em Revista (ufal.br). Acesso em: 02 jun. 2021.

MARCONI, Marina de Andrade.; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

MARQUES, Francisco Paulo Jamil Almeida. Democracia online e o problema da exclusão digital. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n. 30, p. 93-113, jul. 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/41269/30388. Acesso em: 29 jun. 2021.

MORÁN-REYES, Ariel Antonio. Existe uma biblioteconomia da nossa américa? os problemas de “identidade de exclusão” e “saber de inclusão”. Rio de Janeiro-RJ. Logeion: filosofia da informação, v. 8, p. 4-26, 2021. DOI: 10.21728/logeion.2021v8n1.p4-26. Acesso em: 01 fev. 2022.

RELATÓRIO DA UNIÃO INTERNACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. In: Measuring digital development: Facts and figures 2021. Disponível em: https://www.itu.int/en/ITU-D/Statistics/Documents/facts/FactsFigures2021.pdf. Acesso em: 01 mar. 2021.

RIGHETTO, Guilherme Goulart.; CUNHA, Miriam FigueiredoVieira da; VITORINO, E lizete Vieira. O papel social do bibliotecário voltado às pessoas trans: aproximações teóricas. Porto Alegre-RS. Em Questão, v. 25, n. 1, p. 212-238, 2018. DOI: 10.19132/1808-5245251.212-238. Acesso em: 01 fev. 2022.

RIGHETTO, Guilherme Goulart; VITORINO, Elizete Vieira. A competência em informação como movimento de inovação social. Investigación Bibliotecológica, vol. 34, núm. 82, enero/marzo, 2020, México, pp. 29-52. Disponível em: <https://www.scielo.org.mx/pdf/ib/v34n82/2448-8321-ib-34-82-29.pdf >. Acesso em: 21 abr. 2021.

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. São Paulo: Hucitec, 1998. Disponível em: (67) Milton Santos: Técnica espaço tempo -Globalização e meio técnico- científico-informacional | Pauloka 10 - Academia.edu. Acesso e: 23 abr. 2023.

Publicado

30/08/2023

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Relações e aproximações entre competência em informação e inclusão digital: cenários e tendências. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 1, p. 200–211, 2023. DOI: 10.21728/logeion.2023v10n1.p200-211. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6334. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a