A fenomenologia de Habermas e suas contribuições para a hermenêutica

Autores/as

  • Sandro Roberto de Santana Gomes Universidade Federal de Alagoas
  • Anderson de Alencar Menezes UFAL

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10nesp2.p4-13

Palabras clave:

Fenomenologia. Hermenêutica. Mundo da Vida.

Resumen

A fenomenologia no pensamento de Jürgen Habermas e suas contribuições para a hermenêutica representam uma abordagem crítica e engajada na compreensão do Mundo da Vida e da interpretação dos fenômenos sociais. Habermas enfatiza a importância da intersubjetividade e da comunicação autônoma na construção do conhecimento e na formação de significados compartilhados. Ele crítica a hermenêutica tradicional por negligenciar a dimensão social da interpretação e propõe uma hermenêutica emancipatória que busca revelar as estruturas de poder e as ideologias presentes na sociedade.  Suas contribuições incluem a ênfase na comunicação discursiva, na crítica ideológica e na promoção da participação democrática na interpretação das vibrações comunicativas e dos contextos sociais. A fenomenologia no pensamento de Habermas destaca a importância da intersubjetividade e da comunicação na construção do conhecimento e na formação de significados compartilhados. Ele enfatiza que a linguagem e a interação social são essenciais para a reconstrução da Democracia, permitindo uma troca de perspectivas e a construção de consensos em torno da justiça social.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

HABERMAS, Jürgen. A Ética da discussão e a questão da verdade. 4ª Edição. São Paulo. WMF Martins Fontes, 2018.

HABERMAS, JURGEN. A Lógica das Ciências Sociais. Petrópolis: Vozes, 2009.

MÜHL, Eldon Henrique. Habermas e a educação: ação pedagógica como agir comunicativo. 2ª edição, revisada e atualizada. Editora CRV, Curitiba, 2020.

Publicado

30/11/2023

Cómo citar

A fenomenologia de Habermas e suas contribuições para a hermenêutica. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. esp2, p. 4–13, 2023. DOI: 10.21728/logeion.2023v10nesp2.p4-13. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6768. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>