Educação para a democracia

uma articulação entre o agir comunicativo de Habermas e a pedagogia de Paulo Freire nos processos formativos em saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10nesp2.p296-313

Palabras clave:

Agir comunicativo-pedagógico, Comunicação, Educação Popular, saúde

Resumen

Denominamos agir comunicativo-pedagógico a relação entre comunicação e educação, fundamentada em dois importantes postulados epistêmicos, a teoria do agir comunicativo por Jürgen Habermas, e as bases pedagógicas de Paulo Freire (com o olhar da educação popular em saúde). Este ensaio tem como objetivo refletir como o agir comunicativo-pedagógico pode contribuir para a reflexão sobre processos de formação na área da saúde, pautada nas categorias convergentes destes dois autores como: comunicação/diálogo, interdisciplinaridade, democracia, trabalho e emancipação. O agir pedagógico fundamenta-se nas aprendizagens sociais apoiadas na racionalidade comunicativa, de forma a viabilizar uma cultura dialógica, solidária e radicalmente aberta aos processos de transformação pautados na emancipação social. No agir comunicativo, que articula todos os tipos de ação (Teleológica, Estratégica, Normativa e Comunicativa), os falantes vivenciam experiências que oportunizam consensos e entendimentos. Se estabelece uma relação interna entre práxis e racionalidade, elevando o conteúdo normativo da ação orientada para o entendimento recíproco. Habermas e Freire desenvolvem propostas de ações comunicativas que são profundamente interligadas, motivo pelo qual relaciona-se o papel da comunicação nas relações humanas e consequentemente na saúde. A integração do agir comunicativo com elementos da educação popular potencializa a ação pedagógica. Nessa perspectiva, a linguagem passa a assumir as funções de entendimento e coordenação das atividades orientadas por fins dos diferentes sujeitos da ação e o meio da própria socialização. Logo, a linguagem expressa na fala ou gestos constitui-se por resultados da ação social, que pelo compartilhamento torna-se capaz de produzir mudanças e intervenções significativas nos processos formativos em saúde.

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Biografía del autor/a

  • Elizabeth Artmann, Escola Nacional de Saúde Pública

    Pesquisadora titular do Departamento de Administração e Planejamento da Escola Nacional de Saúde Pública, ENPS/Fiocruz. Docente permanente da Pós-graduação em Saúde Púbica da Ensp e do PPGSMCA-IFF.

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Publicado

30/11/2023

Cómo citar

Educação para a democracia: uma articulação entre o agir comunicativo de Habermas e a pedagogia de Paulo Freire nos processos formativos em saúde. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. esp2, p. 296–313, 2023. DOI: 10.21728/logeion.2023v10nesp2.p296-313. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6792. Acesso em: 21 nov. 2024.