Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino

Autores

  • Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares Ibict
  • Marcello José Barbosa dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RIO

DOI:

https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454

Palavras-chave:

lacunas do ensino e aprendizagem, ecossistema educacional, aprendizagem significativa

Resumo

Explora os complexos desafios, problemas persistentes e contratempos inesperados, contidos no ecossistema educacional e que inevitavelmente levam às lacunas de ensino e aprendizagem. Analisa toda a extensão de sua cadeia de ocorrências, passando por saber o que causa tais fragilidades e que medidas podem ser tomadas para evitar que aconteçam. Apresenta sucintamente as teorias de aprendizagem, seguido das contribuições dos grandes pensadores da educação, com destaque para David Paul Ausubel (1918-2008), com sua aprendizagem significativa e alguns modelos de ensino e aprendizagem, com destaque para o modelo A systems framework of the teaching/learning process de William G. Huitt (1995). De outro lado, traz os constructos do ensino, ressaltando que o processo se refere ao fluxo de conhecimento do professor ao aluno, ou em amplo entendimento, do ensinante ao aprendente, do educador ao educando. Traz John Dewey (1859-1952), o educador que defendeu a necessidade de um ensino contextualizado e orientado aos interesses individuais dos alunos. O trabalho finaliza considerando os principais propulsores da educação do século 21 e encerra propondo algumas iniciativas de mitigação dos problemas.

Biografia do autor

Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares, Ibict

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e pela Université du Sud Toulon-Var (Doctorat de Sciences de l´Information et de la Communication) em regime de cotutela. Especialista em Inteligência Competitiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em 2001. Mestre em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (1997) e Graduada em Engenharia Mecânica (1990) pela mesma universidade. Trabalhou na Fundação Centros de Referência em Tecnologia Inovadora (Certi); Ministério das Relações Exteriores (MRE); Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Professora da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB), desde 2006, onde também exerceu e exerce cargos administrativos como Coordenadora do Curso de Bacharelado em Museologia de abril de 2010 a abril de 2012; e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCInf/UnB) de junho de 2012 a janeiro de 2014. Membro do Conselho Fiscal da Ancib na gestão de 2006-2008. Vice-Presidente da Ancib na gestão 2012-2014. Atualmente é Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Ibict.

Marcello José Barbosa dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RIO

Especialista em Consultoria de Tecnologia da Informação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundador do Instituto Nutech de Pesquisa Aplicada (INutech), Cofundador da Fundação Inkluziva

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Publicado

15/04/2024

Como citar

Alvares, L. M. A. de R., & Barbosa dos Santos, M. J. (2024). Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino. Inclusão Social, 17(2). https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454