Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino
DOI:
https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454Palavras-chave:
lacunas do ensino e aprendizagem, ecossistema educacional, aprendizagem significativaResumo
Explora os complexos desafios, problemas persistentes e contratempos inesperados, contidos no ecossistema educacional e que inevitavelmente levam às lacunas de ensino e aprendizagem. Analisa toda a extensão de sua cadeia de ocorrências, passando por saber o que causa tais fragilidades e que medidas podem ser tomadas para evitar que aconteçam. Apresenta sucintamente as teorias de aprendizagem, seguido das contribuições dos grandes pensadores da educação, com destaque para David Paul Ausubel (1918-2008), com sua aprendizagem significativa e alguns modelos de ensino e aprendizagem, com destaque para o modelo A systems framework of the teaching/learning process de William G. Huitt (1995). De outro lado, traz os constructos do ensino, ressaltando que o processo se refere ao fluxo de conhecimento do professor ao aluno, ou em amplo entendimento, do ensinante ao aprendente, do educador ao educando. Traz John Dewey (1859-1952), o educador que defendeu a necessidade de um ensino contextualizado e orientado aos interesses individuais dos alunos. O trabalho finaliza considerando os principais propulsores da educação do século 21 e encerra propondo algumas iniciativas de mitigação dos problemas.
Referências
ALVARES, L. M. A. R. Perspectivas da sociedade da informação: abordagem cultural e cenários cotidianos. Museologia & Interdisciplinaridade, v. 10, n. especial, p. 20-38, 2021.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J.; HANESIAN, H. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.
CARR, H. Teaching and learning. Pedagogical Seminary and Journal of Genetic Psychology, [s. l.], v. 37, n. 2, p. 189–219, 1930. DOI: https://doi.org/10.1080/08856559.1930.10532234
CARROLL, J. A model for school learning. Teacher College Record, [s. l.], 64, p. 723-733, 1963. DOI: https://doi.org/10.1177/016146816306400801
CHOMSKY, N. What is the common good? Nova York: Columbia University, 2014.
CROSS, K. P.; CONNER, E. Closing the gaps between teaching and learning. Journal of College Reading and Learning, v. 26, n. 1, p. 1–10, 1993. DOI: https://doi.org/10.1080/10790195.1993.10850007
CRUICKSHANK, D. R. Profile of an effective teacher. Educational Horizons, [s. l.], v. 64, n. 2, p. 80-86, 1986.
DUMONT, H.; ISTANCE, D.; BENAVIDES, F. The nature of learning: using research to inspire practice. Paris: OECD, 2010. DOI: https://doi.org/10.1787/9789264086487-en
GAGE, N.; BERLINER, D. Educational psychology. 5ª. ed. [s. l.]: Houghton Mifflin Company, 1992.
HUITT, W. A systems framework of the teaching/learning process. Educational Psychology Interactive. Geórgia: Valdosta State University, 1995.
LEMOS, C. F.; CASTRO, J. M.; DUSI, M. L. M.; PEREIRA, S. M. B. Princípios e Estratégias Educacionais: bases teóricas. Brasília: iNuTech, 2022.
MCILRATH, D. A.; HUITT, W. G. The teaching-learning process: a discussion of models. Educational Psychology Interactive: Readings in Educational Psychology, [s. l.], p. 45-49, 1995.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a base. Brasília: [s. n.], 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 22 maio. 2023.
PROCTOR, C. P. Teacher expectations: a model for school improvement. The Elementary School Journal, Chicago, v. 84, n. 4, p. 469–481, 1984. The University of Chicago Press. DOI: https://doi.org/10.1086/461377
SEQUEIRA, A. H. Introduction to concepts of teaching and learning. Social Sciences Education E-journal, Surathkal, p. 1-6, Sept. 2012. DOI: https://doi.org/10.2139/ssrn.2150166
SQUIRES, David A.; HUITT, W. G.; SEGARS, J. K. Effective schools and classrooms: a research-based perspective. Washington, DC: Association for Supervision and Curriculum Development, 1983.
UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação, UNESCO; Boadilla del Monte: Fundación SM, 2022. ISBN 978-65-86603-22-4.
VERMUNT, J. D.; VERLOOP, N. Congruence and friction between learning and teaching. Learning and Instruction, v. 9, n. 3, p. 257–280, 1999. DOI: https://doi.org/10.1016/S0959-4752(98)00028-0
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares, Marcello José Barbosa dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Inclusão Social, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do Ibict;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.