Delimitação e mitigação de lacunas selecionadas da aprendizagem e do ensino
DOI:
https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6454Palavras-chave:
lacunas do ensino e aprendizagem, ecossistema educacional, aprendizagem significativaResumo
Explora os complexos desafios, problemas persistentes e contratempos inesperados, contidos no ecossistema educacional e que inevitavelmente levam às lacunas de ensino e aprendizagem. Analisa toda a extensão de sua cadeia de ocorrências, passando por saber o que causa tais fragilidades e que medidas podem ser tomadas para evitar que aconteçam. Apresenta sucintamente as teorias de aprendizagem, seguido das contribuições dos grandes pensadores da educação, com destaque para David Paul Ausubel (1918-2008), com sua aprendizagem significativa e alguns modelos de ensino e aprendizagem, com destaque para o modelo A systems framework of the teaching/learning process de William G. Huitt (1995). De outro lado, traz os constructos do ensino, ressaltando que o processo se refere ao fluxo de conhecimento do professor ao aluno, ou em amplo entendimento, do ensinante ao aprendente, do educador ao educando. Traz John Dewey (1859-1952), o educador que defendeu a necessidade de um ensino contextualizado e orientado aos interesses individuais dos alunos. O trabalho finaliza considerando os principais propulsores da educação do século 21 e encerra propondo algumas iniciativas de mitigação dos problemas.
Referências
ALVARES, L. M. A. R. Perspectivas da sociedade da informação: abordagem cultural e cenários cotidianos. Museologia & Interdisciplinaridade, v. 10, n. especial, p. 20-38, 2021.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J.; HANESIAN, H. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.
CARR, H. Teaching and learning. Pedagogical Seminary and Journal of Genetic Psychology, [s. l.], v. 37, n. 2, p. 189–219, 1930.
CARROLL, J. A model for school learning. Teacher College Record, [s. l.], 64, p. 723-733, 1963.
CHOMSKY, N. What is the common good? Nova York: Columbia University, 2014.
CROSS, K. P.; CONNER, E. Closing the gaps between teaching and learning. Journal of College Reading and Learning, v. 26, n. 1, p. 1–10, 1993.
CRUICKSHANK, D. R. Profile of an effective teacher. Educational Horizons, [s. l.], v. 64, n. 2, p. 80-86, 1986.
DUMONT, H.; ISTANCE, D.; BENAVIDES, F. The nature of learning: using research to inspire practice. Paris: OECD, 2010.
GAGE, N.; BERLINER, D. Educational psychology. 5ª. ed. [s. l.]: Houghton Mifflin Company, 1992.
HUITT, W. A systems framework of the teaching/learning process. Educational Psychology Interactive. Geórgia: Valdosta State University, 1995.
LEMOS, C. F.; CASTRO, J. M.; DUSI, M. L. M.; PEREIRA, S. M. B. Princípios e Estratégias Educacionais: bases teóricas. Brasília: iNuTech, 2022.
MCILRATH, D. A.; HUITT, W. G. The teaching-learning process: a discussion of models. Educational Psychology Interactive: Readings in Educational Psychology, [s. l.], p. 45-49, 1995.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a base. Brasília: [s. n.], 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 22 maio. 2023.
PROCTOR, C. P. Teacher expectations: a model for school improvement. The Elementary School Journal, Chicago, v. 84, n. 4, p. 469–481, 1984. The University of Chicago Press.
SEQUEIRA, A. H. Introduction to concepts of teaching and learning. Social Sciences Education E-journal, Surathkal, p. 1-6, Sept. 2012.
SQUIRES, David A.; HUITT, W. G.; SEGARS, J. K. Effective schools and classrooms: a research-based perspective. Washington, DC: Association for Supervision and Curriculum Development, 1983.
UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação, UNESCO; Boadilla del Monte: Fundación SM, 2022. ISBN 978-65-86603-22-4.
VERMUNT, J. D.; VERLOOP, N. Congruence and friction between learning and teaching. Learning and Instruction, v. 9, n. 3, p. 257–280, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares, Marcello José Barbosa dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Inclusão Social, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do Ibict;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.