The teaching of archives, Archival Science, and human rights in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.18225/inc.soc.v16i1.7142Palavras-chave:
archival science, human rights, educationResumo
In recent decades, the relationship between archives, Archival Science, and human rights has been a frequent topic of technical works, publications, and events, both in Brazil and abroad. Despite the expansion of this theme in the field, its presence in the education of the area is still low. Considering this panorama, the present essay aims to analyze the presence/absence of content and curriculum components related to human rights in Archival Science courses in Brazil and their intersections. The essay is based on a set of thought-provoking questions about the topic: why teach human rights in Archival Science courses? How are Brazilian Archival Science courses dealing with the theme of human rights? What are the challenges for teaching archives, Archival Science, and human rights? And what are their perspectives? Based on these reflections, the essay seeks to contribute to the always necessary debates about the structuring and reform of pedagogical projects and curriculum frameworks in the country's Archival Science courses.
Referências
ALBUQUERQUE, I. R. C. Direitos humanos e arquivos: uma análise dos artigos publicados no Brasil. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2021. Disponível em: https://app.uff.br/riuff;/bitstream/handle/1/23300/TCC%202-%20Ingrid%20Albuquerque%202020.2.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 11 maio 2023.
BENEVIDES, M. V. Educação em direitos humanos: de que se trata? In: BARBOSA, R. L. B. Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
BRASIL. e-MEC. Brasília: Ministério da Educação, 2024. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/emec/nova. Acesso em: 29 fev. 2024.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 8 maio 2023.
CHAGAS, C. A.; NEGREIROS, L. R.; SILVA, W. A. Formação em arquivologia no Brasil: análise e perspectivas acerca de uma possível harmonização curricular. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora; PPGCI/UFMG, 2021.
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. Declaração Universal sobre os arquivos, 2010. Disponível em: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/assets/eventos/convite/Panfleto_Dia_Arquivo.pdf. Acesso em: 11 maio 2023.
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. Princípios básicos sobre o papel dos arquivistas na defesa dos direitos humanos. Informação Arquivística, v. 5, n. 1, p. 90-121, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/41993. Acesso em: 11 maio 2023.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CES 492/2001, aprovado em 3 de abril de 2001. Brasília: Ministério da Educação, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf. Acesso em: 6 maio 2023.
GERACI, N.; CASWELL, M. Desenvolvendo uma tipologia de documentos relacionados aos direitos humanos. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 12, n. 3, p. 997–1024, 2019. DOI: 10.26512/rici.v12.n3.2019.24467.
INTERNATIONAL COUNCIL ON ARCHIVES. Section on archives and human rights – SAHR. [S. l.], 2024. Disponível em: https://www.ica.org/ica-network/professional-sections/sahr/. Acesso em: 29 fev. 2024.
QUINTANA, A. G. Políticas archivísticas para la defensa de los Derechos Humanos. Revista Andaluza de Archivos, [s. l.], n. 5, p. 213-224, 2008.
RIO GRANDE DO SUL. Relatório Azul 2004: garantias e violações dos direitos humanos; 10 anos. Porto Alegre: CORAG, 2004. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/relatorios/r_relatorio_azul/r_azul_2004.pdf. Acesso em 11 mai. 2023.
SANTOS, P. M. Direitos humanos nos trabalhos de conclusão de curso de arquivologia da Universidade Federal Fluminense. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2017. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/9284/TCC%20PAULA%20MEIRA%20DOS%20SANTOS%20FINAL%20(CORRE%C7%D5ES%20DA%20BANCA).pdf?sequence=1. Acesso em: 7 maio 2023.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Estrutura curricular. Brasília: UnB, 2023. Disponível em: https://sigaa.unb.br/sigaa/link/public/curso/curriculo/1141625. Acesso em 11 mai. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Componente curricular. Salvador: UFBA, 2023. Disponível em: https://alunoweb.ufba.br/SiacWWW/ExibirEmentaPublico.do?cdDisciplina=ICIA25&nuPerInicial=20091. Acesso em: 3 maio 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Programa de disciplina de graduação. Santa Maria: UFSM, 2019. Disponível em: https://portal.ufsm.br/documentos/download.html?action=componente&download=false&id=217493. Acesso em 11 maio 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Arquivologia. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2023. Disponível em http://www.ufrgs.br/ufrgs/ensino/graduacao/cursos/exibeCurso?cod_curso=301. Acesso em 5 maio 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Arquivologia. Porto Alegre: UFRGS, 2023. Disponível em http://www.ufrgs.br/ufrgs/ensino/graduacao/cursos/exibeCurso?cod_curso=301. Acesso em 5 maio 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. Resolução COEPEA/FURG nº 85, de 21 de outubro de 2022. Dispõe sobre alteração curricular no curso de Arquivologia. Rio Grande: FURG, 2022. Disponível em: https://conselhos.furg.br/arquivos/resolucao/COEPEA/2022/Pleno/8522PlenoCOEPEAAltCurricArquivol_compressed.pdf. Acesso em 11 maio 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Francisco Alcides Cougo Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Inclusão Social, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do Ibict;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.