A economia de Francisco

Autores

  • Armando de Melo Lisboa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2020v6n2.p6-17

Palavras-chave:

Economia de Francisco, Laudato Si, Cultura ecológica

Resumo

Neste artigo discute-se sobre a “economia de Francisco”, pois diante da grave "crise ecológica" em que se vive o Papa Francisco sempre buscou um diálogo com todos acerca da nossa casa comum, tentando ajudar a construir o futuro do planeta. Em maio de 2015, o pontífice promulgou a encíclica Laudato Si (LS) reafirmando as linhas centrais em economia de sua exortação apostólica Evangelii Gaudium (EG), buscando eliminar as causas estruturais das disfunções da economia mundial e corrigir os modelos de crescimento que parecem incapazes de garantir o respeito do meio ambiente. Centrada na dimensão ecológica, LS aprofunda as causas das "mudanças climáticas" e as razões que levam à depredação dos recursos da terra e à deterioração da qualidade de vida: são as "formas imediatistas de entender a economia", a "serviço da finança e do consumismo". Mais precisamente, são "as novas formas de poder derivadas do paradigma tecno-econômico" e o seu “poder tremendo” que impele à degradação ambiental e da vida. Reluzindo entre as posições tecnofóbicas e tecnófilas encontramos a rara figura de Romano Guardini que, de forma sábia, soube forjar uma síntese entre as “falsas dialéticas” que ainda nos aprisionam. Os ensinamentos de Guardini não contrapõem a cultura ecológica à tecnológica, como propõe o Papa Francisco, mas indicam que o Cristianismo deve compreender, assumir e dialogar criticamente com o mundo da tecnologia e do antropoceno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Armando de Melo Lisboa, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Sociologia Econômica pela Universidade Técnica de Lisboa, Portugal, Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil, e graduação em Ciências Econômicas pela mesma instituição. Atualmente Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

GUARDINI, Romano. O mundo e a pessoa. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1963.

GUARDINI, Romano. O fim dos temos modernos. Lisboa: Livraria Morais, 1964.

GUARDINI, Romano. Cristianismo y sociedade. Salamanca: Sígueme, 1982.

KURZWEIL, R. A singularidade está próxima: quando os humanos transcendem a biologia. São Paulo: Iluminuras, 2018.

MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 6ª ed. 1982.

PARENTE, A. Imagem-máquina: A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: 34. 1993.

Downloads

Publicado

14/03/2020

Como citar

LISBOA, A. de M. A economia de Francisco. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 2, p. 6–17, 2020. DOI: 10.21721/p2p.2020v6n2.p6-17. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/5149. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos