REVOLUCIONANDO A INCLUSÃO DIGITAL

uma avaliação híbrida de interfaces potencializada pelo GPT-4

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2025v12n1e-7624

Palavras-chave:

GPT-4, GenderMag, Interfaces Inclusivas

Resumo

Este artigo apresenta uma abordagem híbrida para a avaliação de interfaces digitais inclusivas, combinando o método GenderMag ao modelo de linguagem GPT-4. A pesquisa explora técnicas de Prompt Engineering para identificar barreiras de inclusão, como rótulos confusos e falta de feedback visual, ao mesmo tempo em que mantém o olhar crítico de um inspetor humano. Aplicado à plataforma Kahoot, tomando a persona “Abby” como referência, o método demonstrou convergência moderada através de um comparativo estatístico (Kappa de Cohen) entre a análise automatizada e a tradicional, reforçando o potencial de o GPT-4 contribuir com insights úteis e de reduzir significativamente o tempo de avaliação. Ainda assim, limitações como a dificuldade de capturar todos os aspectos de uma navegação direta e o limite de imagens enviadas ao modelo destacam a importância de manter o papel do especialista humano na inspeção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Christian Alex de Souza da Silva, Universidade Federal do Amazonas

    Especialização em Design de Produtos Digitais - UX/UI pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2022) e bacharelado em Design com ênfase em Interfaces Digitais (2018). 

  • Tayana Uchôa Conte, Universidade Federal do Amazonas

    Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Pará (1996), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Pós-doutorado na University of California - Irvine (UCI) - (2019-2020), como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas.

  • Wilson Silva Prata, Universidade Federal do Amazonas

    Graduação em Desenho Industrial pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas, 2003), especialização em Arte Multimídia pela mesma instituição (2003), MBA em Marketing pela FGV/ISAE AM (2011) e Mestrado (2013) e Doutorado (2017) em Design pela PUC-Rio.  UX LEAD no Instituto de Pesquisas Eldorado

Referências

BISANTE, Alba; DATLA, Venkata Srikanth Varma; PANIZZI, Emanuele; TRASCIATTI, Gabriella; ZEPPIERI, Stefano. Enhancing Interface Design with AI: An Exploratory Study on a ChatGPT-4-Based Tool for Cognitive Walkthrough Inspired Evaluations. In: International Conference on Advanced Visual Interfaces (AVI 2024), Arenzano, Genoa, Itália, 2024. DOI: 10.1145/3656650.3656676. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3656650.3656676. Acesso em: 02 fev. 2025.

BROWN, Tom B.; MANN, Benjamin; RYDER, Nick; SUBBIAH, Melanie; et al. Language Models are Few-Shot Learners. ArXiv preprint arXiv:2005.14165, 2020. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2005.14165. Acesso em: 25 mar. 2025.

BURNETT, Margaret; STUMPF, Simone; MACBETH, Jacob; MAKRI, Stephann; BECKWITH, Laura; KWAN, Irene; PETERS, Anneliese; JERNIGAN, Wendy. GenderMag: A Method for Evaluating Software’s Gender Inclusiveness. Interacting with Computers, v. 28, n. 6, p. 760-787, 2016. DOI: 10.1093/iwc/iwv046. Disponível em: https://doi.org/10.1093/iwc/iwv046. Acesso em: 01 mar. 2025.

CHATTERJEE, Amreeta; GUIZANI, Mariam; STEVENS, Catherine; EMARD, Jillian; MAY, Mary Evelyn; BURNETT, Margaret; AHMED, Iftekhar; SARMA, Anita. AID: An automated detector for gender-inclusivity bugs in OSS project pages. [S.l.]: [s.n.], [s.d.]. Acesso em: 02 fev. 2025.

COHEN, Jacob. A Coefficient of Agreement for Nominal Scales. Educational and Psychological Measurement, v. XX, n. 1, p. xx-xx, 1960. Acesso em: 25 mar. 2025.

DESMOND, Michael; BRACHMAN, Michelle. Exploring Prompt Engineering Practices in the Enterprise. IBM Research, [s.l.], [s.d.]. Acesso em: 20 fev. 2025.

ISMAGAMBETOV, Zhenis. User Interface Testing Methods in Complex Software Systems. International Research Journal of Modernization in Engineering Technology and Science, v. 07, n. 02, fev. 2025. DOI: https://www.doi.org/10.56726/IRJMETS68058. Disponível em: https://www.doi.org/10.56726/IRJMETS68058. Acesso em: 20 mar. 2025.

KAHOOT. Kahoot. Disponível em: https://kahoot.com/. Acesso em: 20 fev. 2025.

KOVALEVA, Yekaterina; HAPPONEN, Ari; KINDSIKO, Eneli. Designing gender-neutral software engineering program: stereotypes, social pressure, and current attitudes based on recent studies. In: 2022 IEEE/ACM 3rd International Workshop on Gender Equality, Diversity and Inclusion in Software Engineering (GE@ICSE'22), Pittsburgh, PA, EUA, 20 de maio de 2022. Proceedings [...]. ACM, 2022. p. 43-50. DOI: 10.1145/3524501.3527600. Disponível em: https://doi.org/10.1145/3524501.3527600. Acesso em: 13 fev. 2025.

MAHATODY, Thomas; SAGAR, Mouldi; KOLSKI, Christophe. State of the Art on the Cognitive Walkthrough Method, Its Variants and Evolutions. International Journal of Human-Computer Interaction, v. 26, n. 8, p. 741-785, 2010. DOI: 10.1080/10447311003781409. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/220302514. Acesso em: 13 mar. 2025.

MENDEZ, Christopher; ANDERSON, Andrew; BHUVA, Brijesh; BURNETT, Margaret. The GenderMag Recorder’s Assistant. In: VLHCC18 – Showpiece, 2018. ©2018 IEEE. Acesso em: 20 mar. 2025.

NAVEED, Humza; KHAN, Asad Ullah; QIU, Shi; SAQIB, Muhammad; ANWAR, Saeed; USMAN, Muhammad; AKHTAR, Naveed; BARNES, Nick; MIAN, Ajmal. A Comprehensive Overview of Large Language Models. Preprint submetido à Elsevier, 2024. Acesso em: 21 mar. 2025.

NUNES, Inês; MOREIRA, Ana; ARAUJO, João. GIRE: Gender-Inclusive Requirements Engineering. Data & Knowledge Engineering, v. 143, p. 102108, 2023. DOI: 10.1016/j.datak.2022.102108. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.datak.2022.102108. Acesso em: 13 dez. 2024.

OPENAI. Creating a GPT. Disponível em: https://help.openai.com/en/articles/8554397-creating-a-gpt. Acesso em: 16 dez. 2024.

PINHEIRO, Rayane Marques. Usando GenderMag como técnica para avaliação de requisitos de inclusão em ferramentas de ensino online. 2021. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) – Instituto de Computação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.

RATHJE, Steve; MIREA, Dan-Mircea; SUCHOLUTSKY, Ilia; MARJIEH, Raja; ROBERTSON, Claire E.; VAN BAVEL, Jay J. GPT is an effective tool for multilingual psychological text analysis. Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), v. 121, n. 34, p. e2308950121, 2024. DOI: 10.1073/pnas.2308950121. Disponível em: https://doi.org/10.1073/pnas.2308950121. Acesso em: 01 mar. 2025.

VOGELSANG, Andreas. From Specifications to Prompts: On the Future of Generative LLMs in Requirements Engineering. IEEE, 2024. DOI: 10.1109/XXX.0000.0000000. Disponível em: https://doi.org/10.1109/XXX.0000.0000000. Acesso em: 13 dez. 2024.

WANG, Xinyuan; LI, Chenxi; WANG, Zhen; BAI, Fan; LUO, Haotian; ZHANG, Jiayou; JOJIC, Nebojsa; XING, Eric; HU, Zhiting. PromptAgent: Strategic Planning with Language Models Enables Expert-Level Prompt Optimization. [S.l.], [s.d.]. Disponível em: https://github.com/XinyuanWangCS/PromptAgent. Acesso em: 15 mar. 2025.

WANG, Zichong; CHU, Zhibo; DOAN, Thang Viet; NI, Shiwen; YANG, Min; ZHANG, Wenbin. History, Development, and Principles of Large Language Models—An Introductory Survey. [S.l.], [s.d.]. Acesso em: 13 dez. 2024.

WEI, Jason; WANG, Xuezhi; SCHUURMANS, Dale; BOSMA, Maarten; ICHTER, Brian; XIA, Fei; CHI, Ed H.; LE, Quoc V.; ZHOU, Denny. Chain-of-Thought Prompting Elicits Reasoning in Large Language Models. In: Proceedings of the 36th Conference on Neural Information Processing Systems (NeurIPS 2022), 2022. Disponível em: https://papers.nips.cc/paper/2022. Acesso em: 18 fev. 2025.

Downloads

Publicado

28-07-2025

Edição

Seção

Plataformas Digitais: Governança e Regulação

Artigos Semelhantes

1-10 de 225

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.