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Diretrizes para Autores

  1. Título e subtítulo (se houver)

    • Máximo de 15 palavras;
    • em negrito;
    • 1ª letra em maiúscula;
    • deve ser claro e objetivo, mostrando o principal resultado do trabalho.
  2. Autoria

    • Informar no início do artigo
      • nome por extenso com a sigla entre parênteses;
      • endereço funcional completo 
        Exemplo:

        Fabiene Castelo Branco Diógenes
        Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Divisão de Projetos de Inovação (Ibict/DPI), Brasília, DF, Brasil. 

        Lena Vânia Ribeiro Pinheiro
        Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ibict/PPGCI – UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

        Icléia Thiesen
        Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

    • Informar minicurrícuo do(s) autor(es) no sistema eletrônico da revista, no item Autor dos metadados da submissão, no campo Resumo da Biografia, com as seguintes informaões:
      • instituição à qual está vinculado, cargo e/ou função, cidade e estado;
      • última titulação, instituição e/ou universidade onde defendeu a últma titulação, cidade e estado.
  3. Resumo, Abstract, Resumen

    • máximo de 250 palavras;
    • deve apresentar problema, solução e conclusões;
    • sequência de frases concisas e objetivas, contendo:
      • Contextualização: uma ou duas sentenças que identifique onde seu trabalho está inserido dentro da grande área;
      • Lacuna: sentença sobre o que ainda será trabalhado, o que necessita de pesquisa, o que ainda não foi entendido, o que ainda precisa ser estudado nesse campo de pesquisa;
      • Propósito: principal objetivo do trabalho, o que foi feito. Tem que ter ligação com a lacuna;
      • Metodologia: uma ou duas frases discorrendo sobre a metodologia utilizada;
      • Resultados: identifica os principais resultados da pesquisa;
      • Conclusões: como o resultado pode colaborar com o avanço da grande área em relação a sua área de pesquisa.

      Observações
      • alguns resumos começam do item Propósito em diante. Três itens devem estar impreterivelmente nesta seção: propósito, resultados e conclusões;
      • para artigos de revisão, a contextualização e a lacuna são mais importantes, pois são diferentes de um artigo científico regular.
    • Apresentar resumo nos idiomas: português, inglês e espanhol 
      Ordem de publicação de acordo com idioma do texto
      1. Português: Resumo, Abstract, Resumen;
      2. Inglês: Abstract, Resumo, Resumen;
      3. Espanhol: Resumen, Resumo, Abstract;
  4. Palavras-chave/Keywords/Palabras clave

    • mínimo de 3 e máximo de 5;
    • essencialmente relevantes e retiradas do texto;
    • não extrair do título;
    • separar as palavras por ponto.
      Exemplo:
      Competência informacional. Mediação da informação. Inclusão sociodigital.
  5. Introdução

    • justifica e define o problema, anunciando o assunto;
    • resume o assunto e sua importância, apresentando a ideia geral;
    • discute brevemente a abordagem do trabalho, delimitando o tema, encerrando com a apresentação de hipóteses e objetivos;
    • não deve ser extensa e serve para que o leitor possa se familiarizar com o assunto:
      • Contextualização: grande área onde seu trabalho está inserido e qual a importância da grande área. Aqui definem-se termos, jargões etc.);
      • Lacuna: quais questões estão em aberto, quais as limitações ainda são existentes e precisam ser melhoradas;
      • Estado da arte: o que há de mais avançado na área da pesquisa em questão;
      • Propósito: quais os objetivos do trabalho e do estudo.
  6. Material e Métodos

    • Descreve os detalhes do delineamento da pesquisa e como foi conduzido o estudo. Na elaboração desta seção deve-se:
      • descrever com precisão e rigor os métodos, os materiais, as técnicas e os equipamentos utilizados;
      • fornecer informação sobre os métodos estatísticos utilizados e as transformações de dados, se for o caso;
      • referenciar técnicas e métodos já conhecidos;
      • evitar hipóteses e generalizações quando não estiverem embasadas nos elementos contidos no trabalho.
  7. Resultados e Discussão

    • os resultados obtidos devem ser apresentados de forma precisa e clara;
    • podem ser acompanhados de tabelas, gráficos, quadros ou figuras com valores estatísticos;
    • os dados experimentais obtidos podem ser analisados e relacionados com os principais problemas que existam sobre o assunto, dando subsídios para a conclusão;
    • a discussão deve relacionar causas e efeitos;
    • indicar as aplicações e limitações teóricas dos resultados obtidos;
    • apresentar novas perspectivas para a continuidade da pesquisa;
    • apresentar propostas ou sugestões para novas pesquisas de atuação em determinadas áreas;
  8. Conclusões

    • sintetizar argumentos que confirmam ou negam hipóteses;
    • dar ênfase para o principal resultado;
    • elaborar breve interpretação dos principais resultados;
    • mostrar a importância desses resultados para a grande área do trabalho.
  9. Apêndices

    • textos ou documentos elaborados pelo autor, a fim de complementar sua argumentação;
    • devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas (APÊNDICE A; APÊNDICE B), seguindo a paginação do texto principal e separados do texto por uma folha adicional, com indicação do seu início.
  10. Ilustrações

    (ABNT NBR 14724:2011)
    • incluem: desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos e outros;
    • as ilustrações devem fornecer informações suficientes para que o leitor possa compreendê-las sem a necessidade de uma contribuição significativa do texto;
    • palavras utilizadas nas figuras devem ser idênticas às utilizadas no texto quanto à capitalização, itálico e símbolos;
    • devem se apresentadas na ordem em que aparecem no texto. No caso de serem extensas, enviar em arquivos separados, indicando onde devem ser inseridas no texto;
    • nas ilustrações que contêm mais de uma imagem, identificar cada imagem com letras maiúsculas, por exemplo A, B, C (sem parênteses e sem pontos após as letras) no canto superior esquerdo de cada imagem;
    • posicionar a identificação na parte superior da ilustração, precedida da palavra figura, gráfico, quadro etc., numerada sequencialmente com algarismo arábico, seguida de travessão e respectivo título. 
      Figura 1– Título;
      Gráfico 1– Título; 
      Quadro 1– Título, e assim por diante.
    • No texto para se referir as palavras figuras e tabelas usar caixa baixa. Ver Módulo Normas Gramaticais, Seção 5.1 Normas Internas da Coordenação de Editoração (COED).
    1. Legenda

      • breve e objetiva;
      • com notas e outras informac¸o~es necessa´rias a` sua compreensa~o;
      • a fonte consultada é indicada na parte inferior, apo´s a ilustrac¸a~o;
      • a fonte é um elemento obrigato´rio mesmo que seja produc¸a~o do pro´prio autor;
      • as fontes deverão constar da seção de Referências. 
        Observações:
      • a qualidade das figuras é tão importante quanto a qualidade dos dados e resultados apresentados. Recomenda-se simplicidade no decorrer das interpretações;
      • verificar a necessidade de figuras e se é possível colocar as informações em forma de texto;
      • deve haver um equilíbrio entre as informações do texto e das legendas para não serem repetitivas. 
        Exemplo de figura: 
        Exemplo de figura
  11. Tabelas

    • devem ser autoexplicativas;
    • localizar o mais próximo possível do ponto em que é mencionada pela primeira vez no texto;
    • título no topo precedido da palavra Tabela (1a. letra em maiúsculas), numerada em sequência com algarismos arábicos, seguida de hífen (Tabela 1 -) e o título da tabela;
    • preferencialmente em posição vertical;
    • continuação na página seguinte: não delimitar por traço horizontal na parte inferior, repetir cabeçalho na página seguinte, indicar continua na 1a. página, continuação para as demais e conclusão para a última página;
    • colocar informações sobre a(s) fonte(s) consultada(s) e outras informações e notas necessárias para o entendimento, no rodapé. A(s) fonte(s) deve(rão) constar da seção Referências;
    • usar fios horizontais na base da tabela para separar o conteúdo dos elementos complementares, para separar o cabeçalho do título, e do corpo. Linhas horizontais adicionais podem ser usadas dentro do cabeçalho e do corpo. Não usar linhas verticais;
    • editar em arquivo Word, usando os recursos do menu tabela;
    • Mais informações consulte: IBGE. Centro de Documentação e Disseminação de Informações. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993. 62p. 
      Exemplo de tabela: 
      Exemplo de figura
  12. Agradecimentos

    • Agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho, mencionados no final do artigo, antecedendo a seção Referências.
  13. Referências e Citações

    Ver também seção Referências e seção Citações.
    • quando selecionar os trabalhos a serem citados no artigo opte por:
      • trabalhos pioneiros que deram início ao estudo do assunto tratado;
      • trabalhos mais recentes (estado da arte do assunto a ser estudado);
      • trabalhos de impacto publicados na área, em revistas e editoras reconhecidas.
    • as citações mostram da onde vieram as ideias e não os textos. Devem ser interpretadas e escritas com suas próprias palavras. Observar as questões de direitos autorais (plágios e autoplágios).
      Exemplos das citações no texto:
      • Um autor: Dabas (1998) ou (DABAS, 1998).
      • Dois autores: Gosling e Taylor (2010) ou (GOSLING; TAYLOR, 2009).
      • Três autores: Duke, Ellis e Marshal (2013) ou (DUKE; ELLIS; MARSHAL, 2013)
      • Mais de três autores: Pawson et al. (2004) ou (PAWSON et al., 2004).
      • Autor Entidade: Ibict (2011) ou (IBICT, 2011)
      • Autor desconhecido: Mudanças...(2014) ou (MUDANÇAS..., 2014)
    • somente referências citadas no texto devem ser listadas em ordem alfabética no final do artigo;
    • usar itálico para títulos de periódicos em artigos, títulos de livros, títulos de eventos etc.;
    • não usar itálico para abreviações em latim, tais como et al., apud tanto nas citações no texto como nas referências;
    • usar letras maiúsculas nas referências para sobrenomes, com os prenomes abreviados, seguidos de ponto (.) e sem espaços. Aplica-se também para autorias de entidades coletivas (entrada pelo título) e título de eventos;

      MARZAL, M.A.
      ENCICLOPE´DIA Einaudi
      ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

    • para autores e ou títulos repetidos, colocar 6 traços sublineares seguidos de ponto final. (______.);

      BRAMAN, S. The micro and macroeconomics of information. Annual Review of Information Science and Technology, v.40, n.1, p.3-52, 2006. 

      ________. An introduction to information policy. In: ______. CHANGE of state: information, policy, and power. Cambridge, MA: MIT Press, 2006. p.1-8. Disponível em: <http://www.uwm.edu/~braman/bramanpdfs/027_Braman_Chapt1.pdf>. Acesso em:10 set. 2011.

    • Lista de referências (organização).
      • Ordem alfabética pelo nome do autor, considerando o número de autores;

        MARZAL, M.A 
        MARZAL, M.A.; PARRA, P.
        MARZAL, M.A.; COLMENERO, M.J.; PARRA, P.
        MARZAL, M.A. et al.

      • Ordem cronológica crescente, para autor(es) coincidentes;

        MARZAL, M.A. (2011)
        MARZAL, M.A. (2014)

      • Acrescentar letras minúsculas após o ano para trabalhos do mesmo autor e mesmo ano, considerando a ordem alfabética do título;

        MARZAL, M.A. (2011a) Evolución conceptual...
        MARZAL, M.A. (2011b) Instrumentos de desarrollo...
        MARZAL, M.A. (2011c) La medición de impacto...

      • Alinhar as referências somente à margem esquerda e não justificar.
    1. Autoria

      1. Um autor (sem espaços entre os prenomes)

        Referência
        PETERS, J.D. Speaking into the air: a history of the idea of communication. Chicago: University of Chicago, 1999. 293p.

        Citação
        Peters (1999) ou (PETERS, 1999)

      2. Dois autores (separar os autores por ponto e vírgula (;) sem espaços entre os prenomes)

        Referência GONZÁLEZ DE GOMEZ, M.N.; LIMA, C.R.M. de. (Org.). Informação e democracia: a reflexão contemporânea da ética e da política. Brasília: Ibict, 2011. 189p. (Série In Formation Colloquia, 1).

        Citação
        González de Gomez e Lima (2011) ou (GONZÁLEZ DE GOMEZ; LIMA, 2011)

      3. Três autores (separar os autores por ponto e vírgula (;) sem espaços entre os prenomes)

        Referência
        AL-SUQRI, M.N.; LILLARD, L.L.; AL-SALEEM, N.E. Information access and library user needs in developing countries. Hershey, PA: Information Science Reference, 2014. 260p. (Advances in library and information science (ALIS) book series)

        Citação
        Al-Suqri, Lillard, e Al-Saleem (2014) ou (AL-SUQRI; LILLARD; AL-SALEEM, 2014)

      4. Mais de três autores (descrever o 1º autor seguido da expressão et al. sem itálico)

        Referência
        CROCCO, M.A. et al. Metodologia de identificação de arranjos produtivos locais potenciais. Belo Horizonte: UFMG, Cedeplar, 2003. 28 p. (Texto para Discussão, n. 212).

        Citação
        Crocco et al. (2003) ou (CROCCO et al., 2003)

      5. Autor entidade

        Referência 
        ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDITORES CIENTI´FICOS (ABEC). Memo´rias da ABEC Brasil: integridade e e´tica na publicaca~o científica. Resumos... Gramado, RS., 2011. 26p.

        Citação
        Associação Nacional dos Editores Científicos – ABEC (2011) [...]
        ou 
        [...] (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC, 2011)

      6. Autor desconhecido
        • referenciar pelo título, com a primeira palavra em maiúscula;
        • citar pela 1a. palavra do título seguida de reticências e data.

          Referência 
          ENCYCLOPEDIA of Database System. New York: Springer-Verlag, 2009. Disponível em: <http://tomgruber.org/writing/ontology-definition- 2007.htm>. Acesso em: 13 nov. 2012.

          Citação 
          Encyclopedia...(2009) ou (ENCYCLOPEDIA..., 2009)

          Referência 
          DIAGNÓSTICO do setor editorial brasileiro. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1993. 95p.

          Citação 
          Diagnóstico...(2006) [...]
          ou
          [...](DIAGNÓSTICO..., 2006)

    2. Exemplos de Referências e Citações

      • Recomenda-se atenção para os exemplos abaixo na elaboração das referências, tal qual se apresentam: letras maiúsculas, minúsculas, negritos, sequências de dados e pontuações.
      1. Publicações em Meio Eletrônico
        • Seguir os mesmos exemplos de livro, capítulo de livro, artigos de periódicos, artigos de jornais, dissertações e teses etc., acrescentando-se no final da referência a informação:

          Disponível em: <http://www._______> (endereço eletrônico). Acesso em: (data)

          e/ou

          DOI
          Referência
          CUNHA, M.B. da. Biblioteca digital: bibliografia das principais fontes de informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 1, p.88-107, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/1730/1359>. Acesso em: 02 dez. 2010.

          Citação
          Cunha (2010) ou (CUNHA, 2010)

          Referência
          BELKIN, N.J. The cognitive viewpoint in information Science. Journal of Information Science, v. 16, n.1, p.11-15, 1990. DOI: 10.1177/016555159001600104

          Citação
          Belkin (1990) ou (BELKIN, 1990)

      2. Livro

        Referência
        LEITE, F.C.L. Como gerenciar e ampliar a visibilidade da informação científica brasileira: repositórios institucionais de acesso aberto. Brasília: Ibict, 2009. 120p.

        Citação
        Leite (2009) ou (LEITE, 2009)

      3. Capítulo de Livro

        Referência
        ROBREDO, J.; VILAN FILHO, J.L. Metrias da informação: história e tendências. In: ______.;
        BRÄSCHER, M. (Org.). Passeios pelo bosque da informação: estudos sobre a representação e organização da informação e do conhecimento. Brasília: IBICT, 2010. p.184-258.

        Citação
        Robredo e Vilan Filho (2010) ou (ROBREDO; VILAN FILHO, 2010)

        Referência
        TORRES VARGAS, G.A. Modelo de acceso en el medio digital. In:______. El acceso universal a la información, del modelo librario al digital. México: UNAM; Centro Universitario de Investigaciones Bibliotecológicas, 2010. p. 75-87.

        Citação
        Torres Vargas (2010) ou (TORRES VARGAS, 2010)

      4. Artigos em Revistas

        Referência
        ROMANOS DE TIRATEL, S.; GIUNTI, G.M.; CONTARDI, S. Cambio y permanencia en las estrategias de difusión del conocimiento: estudio comparativo de los investigadores de ciencias del hombre. Ciência da Informação, v.40, p.379-395, 2011. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1932/1436> Acesso em: 11 abr. 2014.

        Citação
        Romanos de Tiratel, Giunti e Contardi, (2011) ou (ROMANOS DE TIRATEL; GIUNTI; CONTARDI, 2011)

        Referência
        MADSEN, D. Interdisciplinarity in the information field. Proceedings of the American Society for Information Science and Technology, v.49, p.1–7, 2012.

        Citação
        Madsen (2012) ou (MADSEN, 2012)

      5. Dissertações e Teses

        Referência
        SANTOS JUNIOR, E.R. Repositórios institucionais de acesso livre no Brasil: estudo Delfos. 2010. 177p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

        Citação
        Santos Junior(2010) ou (SANTOS JUNIOR, 2010)

      6. Artigos em Jornais

        Referência
        SUAIDEN, E.J. Diretor do IBICT fala sobre divulgação científica. Jornal da Ciência, São Paulo, 7 fev. 2013. Disponível em: < http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=85760> Acesso em: 15 abr. 2014.

        Citação Suaiden (2013) ou (SUAIDEN, 2013)

      7. Evento no Todo

        Referência
        ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 11., 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2010. 1 CD-ROM.

        Citação
        Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (2010) ou (ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 2010)

      8. Trabalho Apresentado em Evento

        Referência
        SOUZA, S.H.C. Conectando: um estudo de caso do uso das mídias digitais sociais pela Biblioteca de São Paulo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013, Florianópolis. Anais... São Paulo: FEBAB, 2013. 14p. Disponível em: <http://portal.febab.org.br/anais/article/view/1280/1281> Acesso em 15 abr. 2014.

        Citação
        Souza (2013) ou (SOUZA, 2013)

 

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