Como incrementar a qualidade dos resultados das máquinas de busca: da análise de logs à interação em português

Autores

  • Rachel Virginia Xavier Aires
  • Sandra Maria Aluísio

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v32i1.1014

Palavras-chave:

Análise de logs, Máquinas de busca, Recuperação de informação, Comportamento de usuários, Estratégias de busca

Resumo

Com o intuito de avaliar a submissão de consultas em língua natural, especificamente em português, a máquinas de busca na Web, e contrastar com as consultas por palavras-chave, realizou-se um experimento com alunos, professores e funcionários de uma universidade brasileira. Particularmente, analisaram-se as consultas para verificar se os usuários expressavam bem seus objetivos em palavras-chave; como expressariam seus objetivos em língua natural, caso esta possibilidade fosse oferecida; se as consultas em língua natural forneciam informações que pudessem facilitar a recuperação de informação. O pedido de colaboração foi enviado a 440 pessoas de um instituto de computação da universidade. Foram obtidas 63 consultas, correspondentes a 42 objetivos. Observou-se que, para o item a, na maioria dos casos (71,43%), as consultas por meio de palavras-chave não trazem todas as informações declaradas importantes no objetivo; para o item b as consultas foram feitas por meio de perguntas (71,87%), afirmações (18,75%) e ordens (9,37%); e, para o item c todas as perguntas diretas deixavam claro o objetivo da consulta já com a primeira palavra da frase, ou com as duas ou três primeiras, com exceção das iniciadas pela palavra "qual".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Rachel Virginia Xavier Aires

Bacharel em ciência da computação - Universidade Católica de Goiás - 1998. Mestre em ciências da computação e matemática computacional – Universidade de São Paulo – 2000. Doutoranda no Programa de Ciências da Computação e Matemática Computacional do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo.

Sandra Maria Aluísio

Bacharel em ciência da computação - Universidade Federal de São Carlos - 1986. Mestre em ciências da computação e matemática computacional – Universidade de São Paulo – 1989. Doutora em física computacional – Universidade de São Paulo - 1995.

Downloads

Como citar

Aires, R. V. X., & Aluísio, S. M. (2003). Como incrementar a qualidade dos resultados das máquinas de busca: da análise de logs à interação em português. Ciência Da Informação, 32(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v32i1.1014

Edição

Seção

Artigos