Como incrementar a qualidade dos resultados das máquinas de busca: da análise de logs à interação em português

Autores/as

  • Rachel Virginia Xavier Aires
  • Sandra Maria Aluísio

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v32i1.1014

Palabras clave:

Análise de logs, Máquinas de busca, Recuperação de informação, Comportamento de usuários, Estratégias de busca

Resumen

Com o intuito de avaliar a submissão de consultas em língua natural, especificamente em português, a máquinas de busca na Web, e contrastar com as consultas por palavras-chave, realizou-se um experimento com alunos, professores e funcionários de uma universidade brasileira. Particularmente, analisaram-se as consultas para verificar se os usuários expressavam bem seus objetivos em palavras-chave; como expressariam seus objetivos em língua natural, caso esta possibilidade fosse oferecida; se as consultas em língua natural forneciam informações que pudessem facilitar a recuperação de informação. O pedido de colaboração foi enviado a 440 pessoas de um instituto de computação da universidade. Foram obtidas 63 consultas, correspondentes a 42 objetivos. Observou-se que, para o item a, na maioria dos casos (71,43%), as consultas por meio de palavras-chave não trazem todas as informações declaradas importantes no objetivo; para o item b as consultas foram feitas por meio de perguntas (71,87%), afirmações (18,75%) e ordens (9,37%); e, para o item c todas as perguntas diretas deixavam claro o objetivo da consulta já com a primeira palavra da frase, ou com as duas ou três primeiras, com exceção das iniciadas pela palavra "qual".

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rachel Virginia Xavier Aires
    Bacharel em ciência da computação - Universidade Católica de Goiás - 1998. Mestre em ciências da computação e matemática computacional – Universidade de São Paulo – 2000. Doutoranda no Programa de Ciências da Computação e Matemática Computacional do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo.
  • Sandra Maria Aluísio
    Bacharel em ciência da computação - Universidade Federal de São Carlos - 1986. Mestre em ciências da computação e matemática computacional – Universidade de São Paulo – 1989. Doutora em física computacional – Universidade de São Paulo - 1995.

Número

Sección

Artículos