Acesso à informação sobre CT&I na televisão como direito do cidadão

Autores

  • Bárbara Martins Zaganelli Universidade Cândido Mendes Campos (UCAM)
  • Marcelo Gantos Universidade Estadual do Norte Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i2/3.1341

Palavras-chave:

Políticas Sociais, Televisão, Divulgação Científica, Cidadania.

Resumo

No Brasil, a população é carente de informações ligadas à ciência, tecnologia e inovação (CT&I), mas a televisão pode contribuir para a desmistificação e a popularização do conhecimento científico na sociedade, já que é capaz de difundir informações para um público vasto e heterogêneo. O debate apoia-se em dois pressupostos básicos no que tange à prestação de serviço público. O primeiro tem caráter jurídico-político e aborda determinações que as emissoras precisam cumprir enquanto concessões públicas. O segundo tem enfoque econômico-social sobre a compreensão pública dos avanços de pesquisas científicas, pela televisão, como uma das maneiras de prestar contas a quem financia com impostos os estudos desenvolvidos na esfera pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Bárbara Martins Zaganelli, Universidade Cândido Mendes Campos (UCAM)

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro, RJ – Brasil. Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil. Professora da Universidade Cândido Mendes Campos (UCAM) – Brasil.

Marcelo Gantos, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Pós-Doutorado pela Escuela de Estudios Hispano – Americanos (EEHA) - Sevilla, Espanha. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – Niterói, RJ - Brasil. Professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) - Campos dos Goytacazes, RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

07/12/2015

Como citar

Zaganelli, B. M., & Gantos, M. (2015). Acesso à informação sobre CT&I na televisão como direito do cidadão. Ciência Da Informação, 41(2/3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v41i2/3.1341

Edição

Seção

Artigos