Musealização: um juízo/uma atitude do campo da Museologia integrando Musealidade e Museália

Autores

  • Diana Farjalla Correia Lima Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i3.1369

Palavras-chave:

Musealização, Poder Simbólico, Bens Culturais, Terminologia Museológica, Museu

Resumo

O processo musealização e sua compreensão no campo da Museologia é o tema focalizado pela pesquisa que tem como linha de interpretação o exercício do poder simbólico (Pierre Bourdieu). Reconhece o processo, forma simbólica de representação cultural legitimada em contexto social, como um conceito e uma prática que realizam intervenção e apropriação envolvendo manifestações materiais e intangíveis, que passam a ser categorizadas como bens culturais (largo senso) e, por isso, passíveis de tutela intelectual e operacional. A investigação analisa, interpreta, compara no contexto da Linguagem de Especialidade do campo museológico as explicações dadas para a musealização tomando como referência a literatura do campo. Os resultados indicaram haver uma atribuição de valor para caracterizar determinado bem, e permitiram compor com trechos selecionados o que foi denominado Significações/Atributos-Juízo/ Atitude representando os sentidos dados pelo campo aos bens culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Diana Farjalla Correia Lima, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Universidade Federal do Rio de Janeiro, (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ – Brasil. Pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

10/08/2015

Como citar

Lima, D. F. C. (2015). Musealização: um juízo/uma atitude do campo da Museologia integrando Musealidade e Museália. Ciência Da Informação, 42(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i3.1369

Edição

Seção

Artigos