Imagens da arte musealizadas e patrimonializadas contam história...

Autores

  • Diana Farjalla Correia Lima Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Humanas, Departamento de Estudos e Processos Museológicos.

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i3.3955

Palavras-chave:

Imagem artística, Museologia, Musealização, Patrimonialização, Museu de arte, Patrimônio artístico

Resumo

O texto enfoca imagens artísticas e a livre percepção para expressar o pensamento independente de uma leitura formal de estudos sobre arte e, assim, construir comentários relacionados ao que cada obra nos fez ver e sentir. Em contexto de musealização e patrimonialização abordam-se exemplares representando coleções de museus ou considerados na categoria Patrimônio cobrindo um período do Paleolítico ao século XX. E desenham-se uma caminhada temática ilustrada abrangendo: muitos e muitos mil anos passados; religião; rituais; sentimentos; família; medicina; trabalho; dança; luxúria; e ídolos do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Diana Farjalla Correia Lima, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Humanas, Departamento de Estudos e Processos Museológicos.

Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ibict/UFRJ), - Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Downloads

Publicado

11/10/2018

Como citar

Lima, D. F. C. (2018). Imagens da arte musealizadas e patrimonializadas contam história. Ciência Da Informação, 43(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v43i3.3955