Panorama de estudos sobre Indexação Automática no âmbito da Ciência da Informação no Brasil (1973-2012)

Autores

  • Renato Fernandes Corrêa Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Remi Correia Lapa Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i2.1385

Palavras-chave:

Indexação Automática, Método de Indexação Automática, Sistema de Indexação Automática, Ciência da Informação, Brasil

Resumo

Apresenta um panorama dos estudos sobre a indexação automática no âmbito da ciência da informação no Brasil, por meio do mapeamento e análise da produção acadêmica e científica nacional no período de 1973 a 2012. Como objetivos específicos, caracteriza o corpus de análise quanto aos objetivos e aspectos metodológicos através da análise de conteúdo dos documentos; bem como descreve a institucionalização das pesquisas através de estudo bibliométrico, observando autoria, instituições publicadoras, ano, fonte de informação e instituições acadêmicas. A metodologia tem natureza exploratória e bibliográfica, de caráter quali-quantitativo, pautada nas técnicas de análise bibliométrica e análise de conteúdo. Os resultados bibliométricos apontam a autora Fujita como maior produtora; a revista Ciência da Informação como maior publicadora; o século XXI concentrando a maior parte da produção; o periódico como principal meio de divulgação; a instituição Universidade de Brasília como o maior produtor. A análise de conteúdo aponta que 35% dos trabalhos realiza revisão bibliográfica, enquanto 65% investiga a proposição e/ou aplicação de fórmula, método ou sistema de Indexação Automática. Conclui-se que há uma tendência em estudos sobre a indexação automática por extração por meio dos sintagmas nominais e indexação automática por atribuição através de vocabulário controlado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Renato Fernandes Corrêa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Recife, PE – Brasil.

Remi Correia Lapa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista de Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Recife, PE – Brasil.

Downloads

Publicado

06/08/2015

Como citar

Corrêa, R. F., & Lapa, R. C. (2015). Panorama de estudos sobre Indexação Automática no âmbito da Ciência da Informação no Brasil (1973-2012). Ciência Da Informação, 42(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i2.1385