Panorama de estudos sobre Indexação Automática no âmbito da Ciência da Informação no Brasil (1973-2012)

Autores/as

  • Renato Fernandes Corrêa Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Remi Correia Lapa Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v42i2.1385

Palabras clave:

Indexação Automática, Método de Indexação Automática, Sistema de Indexação Automática, Ciência da Informação, Brasil

Resumen

Apresenta um panorama dos estudos sobre a indexação automática no âmbito da ciência da informação no Brasil, por meio do mapeamento e análise da produção acadêmica e científica nacional no período de 1973 a 2012. Como objetivos específicos, caracteriza o corpus de análise quanto aos objetivos e aspectos metodológicos através da análise de conteúdo dos documentos; bem como descreve a institucionalização das pesquisas através de estudo bibliométrico, observando autoria, instituições publicadoras, ano, fonte de informação e instituições acadêmicas. A metodologia tem natureza exploratória e bibliográfica, de caráter quali-quantitativo, pautada nas técnicas de análise bibliométrica e análise de conteúdo. Os resultados bibliométricos apontam a autora Fujita como maior produtora; a revista Ciência da Informação como maior publicadora; o século XXI concentrando a maior parte da produção; o periódico como principal meio de divulgação; a instituição Universidade de Brasília como o maior produtor. A análise de conteúdo aponta que 35% dos trabalhos realiza revisão bibliográfica, enquanto 65% investiga a proposição e/ou aplicação de fórmula, método ou sistema de Indexação Automática. Conclui-se que há uma tendência em estudos sobre a indexação automática por extração por meio dos sintagmas nominais e indexação automática por atribuição através de vocabulário controlado.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Renato Fernandes Corrêa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Recife, PE – Brasil.
  • Remi Correia Lapa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista de Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Recife, PE – Brasil.

Publicado

06/08/2015