Desenvolvimento de currículo nas escolas de biblioteconomia para enfrentar o desafio da tecnologia da informação
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v14i2.216Palavras-chave:
Tecnologia da informação. Automação. Ciência da lnformação. Ensino de Biblioteconomia/ Ciência da lnformação.Resumo
Os avanços na tecnologia da informação possibilitam a especialistas de informação envolverem-se nos aspectos de processamento e uso da informação para a resolução de problemas e tomadas de decisão, o que não era possível anteriormente. Isto apresenta um desafio para as escolas de biblioteconomia desenvolverem novos cursos relacionados com a tecnologia da informação. Uma nova geração de estudantes esta surgindo, à procura de instrução voltada para as diversas carreiras nas atividades de informação. Os cursos existentes e os planejados em ciência de computadores, psicologia e inteligência artificial, ciência da administração e engenharia elétríca refletem os progressos na tecnologia da informação mas não preenchem o campo de maneira completa. Existe uma lacuna evidente a ser preenchida pelas escolas de biblioteconomia, do mesmo rnodo corno a nova geração de sistemas de informação computadorizados exige um ambiente rico em informação. Este artigo propõe um novo currículo universitário em ciência da informação, abrangendo aspectos de processamento e uso da informação não incluídos em cursos de outras disciplinas.
Descritores
Tecnologia da informação. Automação.Ciência da lnformação. Ensino de Biblioteconomia/Ciência da lnformação.
Abstract
Developments in information technology make it possible for information specialists to be involved in aspects of information processing and the use of information in problem solving and decision making that previously have not been possible. This presents a challenge to the library schools to develop new IT related courses. A new generation of students is appearing who seek education leading to careers in a wide spectrum of information activities. Existing and planned educational courses in computer science, psychology and artificial intelligence, management science, and electrica! engineering that reflect developments in IT do not cover the field entirely. There is a very obvious gap for the library schools to fill, as the new generation of computer-based information systems require and information rich environment. This paper proposes a new undergraduate programme in information science, covering aspects of information processing and use that are not included in courses in other disciplines.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os autores mantém os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na revista Ciência da Informação, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da Licença Pública 4.0 Internacional Atribuição-CompartilharIgual
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.