Desenvolvimento de currículo nas escolas de biblioteconomia para enfrentar o desafio da tecnologia da informação

Autores/as

  • J. Michael Brittain

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v14i2.216

Palabras clave:

Tecnologia da informação. Automação. Ciência da lnformação. Ensino de Biblioteconomia/ Ciência da lnformação.

Resumen

Os avanços na tecnologia da informação possibilitam a especialistas de informação envolverem-se nos aspectos de processamento e uso da informação para a resolução de problemas e tomadas de decisão, o que não era possível anteriormente. Isto apresenta um desafio para as escolas de biblioteconomia desenvolverem novos cursos relacionados com a tecnologia da informação. Uma nova geração de estudantes esta surgindo, à procura de instrução voltada para as diversas carreiras nas atividades de informação. Os cursos existentes e os planejados em ciência de computadores, psicologia e inteligência artificial, ciência da administração e engenharia elétríca refletem os progressos na tecnologia da informação mas não preenchem o campo de maneira completa. Existe uma lacuna evidente a ser preenchida pelas escolas de biblioteconomia, do mesmo rnodo corno a nova geração de sistemas de informação computadorizados exige um ambiente rico em informação. Este artigo propõe um novo currículo universitário em ciência da informação, abrangendo aspectos de processamento e uso da informação não incluídos em cursos de outras disciplinas.

Descritores

Tecnologia da informação. Automação.Ciência da lnformação. Ensino de Biblioteconomia/Ciência da lnformação.

Abstract

Developments in information technology make it possible for information specialists to be involved in aspects of information processing and the use of information in problem solving and decision making that previously have not been possible. This presents a challenge to the library schools to develop new IT related courses. A new generation of students is appearing who seek education leading to careers in a wide spectrum of information activities. Existing and planned educational courses in computer science, psychology and artificial intelligence, management science, and electrica! engineering that reflect developments in IT do not cover the field entirely. There is a very obvious gap for the library schools to fill, as the new generation of computer-based information systems require and information rich environment. This paper proposes a new undergraduate programme in information science, covering aspects of information processing and use that are not included in courses in other disciplines.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • J. Michael Brittain
    Departamento de Biblioteconomia e Estudos de lnformação Loughborough University Loughborough - Inglaterra

Número

Sección

Especial