Ontologias em ciência da informação: um estudo bibliométrico no Brasil

Autores

  • Frederico de Carvalho Figueiredo
  • Fernanda Gomes Almeida

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i1.4011

Palavras-chave:

Bibliometria, Ontologias, Web semântica, Redes de coautores, BRAPCI

Resumo

O estudo de ontologias como ferramenta de organização do conhecimento vem despertando interesse da academia. Cada vez mais publicações sobre o tema vem sendo produzidas, especialmente no âmbito da web semântica. O presente trabalho busca compreender o contexto de produção científica sobre ontologias no Brasil, analisando artigos científicos indexados pela Brapci – Base de Dados em Ciência da Informação – Acervo de Publicações Brasileiras em Ciência da Informação, mantido pela Universidade Federal do Paraná. A análise foi realizada por meio de um estudo bibliométrico que determinou os autores de maior relevância para a temática no Brasil, as principais relações entre os autores e instituições, bem como a evolução da produção sobre ontologia nas últimas décadas. Os resultados apontam a necessidade da criação de vínculos entre os diversos polos de estudo sobre ontologias no Brasil, com a finalidade de ampliar o relacionamento dos autores e instituiçõesm bem como a troca de experiências e conhecimento. Ainda demonstram o aumento de artigos na temática desde 2001 em razão das relações entre ontologias, web semântica e ciência da informação, bem como do crescente interesse da tecnologia da informação. Por fim, é possível verificar, pelas palavras-chave dos artigos, a interdisciplinaridade e a influência da filosofia e tecnologia da informação nos trabalhos ontológicos na ciência da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Frederico de Carvalho Figueiredo

Doutor em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) - Curitiba, PR - Brasil. Professor do Centro Universitário UNA (UNA) - Belo Horizonte, MG - Brasil. Professor e pesquisador do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) - Belo Horizonte, MG - Brasil.

Fernanda Gomes Almeida

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil. Doutoranda em Gestão e Organização do Conhecimento Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil. Mestre em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil. Bibliotecária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG - Brasil.

Publicado

28/12/2017

Como citar

Figueiredo, F. de C., & Almeida, F. G. (2017). Ontologias em ciência da informação: um estudo bibliométrico no Brasil. Ciência Da Informação, 46(1). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i1.4011

Edição

Seção

Parte I - Contribuições teóricas e metodológicas da pesquisa sobre ontologias