Ontologias em ciência da informação: um estudo bibliométrico no Brasil

Autores/as

  • Frederico de Carvalho Figueiredo
  • Fernanda Gomes Almeida

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i1.4011

Palabras clave:

Bibliometria, Ontologias, Web semântica, Redes de coautores, BRAPCI

Resumen

O estudo de ontologias como ferramenta de organização do conhecimento vem despertando interesse da academia. Cada vez mais publicações sobre o tema vem sendo produzidas, especialmente no âmbito da web semântica. O presente trabalho busca compreender o contexto de produção científica sobre ontologias no Brasil, analisando artigos científicos indexados pela Brapci – Base de Dados em Ciência da Informação – Acervo de Publicações Brasileiras em Ciência da Informação, mantido pela Universidade Federal do Paraná. A análise foi realizada por meio de um estudo bibliométrico que determinou os autores de maior relevância para a temática no Brasil, as principais relações entre os autores e instituições, bem como a evolução da produção sobre ontologia nas últimas décadas. Os resultados apontam a necessidade da criação de vínculos entre os diversos polos de estudo sobre ontologias no Brasil, com a finalidade de ampliar o relacionamento dos autores e instituiçõesm bem como a troca de experiências e conhecimento. Ainda demonstram o aumento de artigos na temática desde 2001 em razão das relações entre ontologias, web semântica e ciência da informação, bem como do crescente interesse da tecnologia da informação. Por fim, é possível verificar, pelas palavras-chave dos artigos, a interdisciplinaridade e a influência da filosofia e tecnologia da informação nos trabalhos ontológicos na ciência da informação.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Frederico de Carvalho Figueiredo

    Doutor em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) - Curitiba, PR - Brasil. Professor do Centro Universitário UNA (UNA) - Belo Horizonte, MG - Brasil. Professor e pesquisador do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) - Belo Horizonte, MG - Brasil.

  • Fernanda Gomes Almeida
    Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil. Doutoranda em Gestão e Organização do Conhecimento Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil. Mestre em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Brasil. Bibliotecária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Belo Horizonte, MG - Brasil.

Publicado

28/12/2017

Número

Sección

Parte I - Contribuições teóricas e metodológicas da pesquisa sobre ontologias