Gestão do conhecimento e da informação em organizações baseados em inteligência competitiva

Wanda Aparecida Machado Hoffmann

Resumo


No contexto organizacional, com um ambiente acirrado de competição, o crescente aumento do volume de informações formais e informais, complexos processos ou modos de aprendizagem que se articulam via compartilhamento de conhecimento e a grande velocidade das mudanças, tecnológicas, econômico-sociais, culturais, etc., surgem enormes desafios na pesquisa contínua de inovação e competitividade. Assim, existe uma busca por modelos de gestão estabelecidos sobre conhecimento e informação segura, oportuna, atual e abrangente, que possam ser utilizados em prol das estratégias de ação da organização. O objetivo deste trabalho é examinar como a gestão do conhecimento e a gestão da informação em organizações baseados em inteligência competitiva podem fortalecer o processo de tomada de decisão na busca de otimização do desempenho e vantagens competitivas por meio de um modelo de gestão integrado. Uma abordagem conceitual de GC, GI e IC é realizada para permitir discussão à luz de suas diferenças, semelhanças e interdependências. O modelo de gestão integrado proposto considera o conjunto de práticas distintas e interligadas visando melhorar o desempenho organizacional por meio de produção, retenção, disseminação, compartilhamento e aplicação da informação e do conhecimento nas organizações e nas relações com o ambiente interno e externo.

Palavras-chave


Inteligência organizacional; Conhecimento organizacional; Usos da Informação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Wanda Aparecida Machado Hoffmann

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.