Gestão do conhecimento e da informação em organizações baseados em inteligência competitiva
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v45i3.4045Palabras clave:
Inteligência organizacional, Conhecimento organizacional, Usos da InformaçãoResumen
No contexto organizacional, com um ambiente acirrado de competição, o crescente aumento do volume de informações formais e informais, complexos processos ou modos de aprendizagem que se articulam via compartilhamento de conhecimento e a grande velocidade das mudanças, tecnológicas, econômico-sociais, culturais, etc., surgem enormes desafios na pesquisa contínua de inovação e competitividade. Assim, existe uma busca por modelos de gestão estabelecidos sobre conhecimento e informação segura, oportuna, atual e abrangente, que possam ser utilizados em prol das estratégias de ação da organização. O objetivo deste trabalho é examinar como a gestão do conhecimento e a gestão da informação em organizações baseados em inteligência competitiva podem fortalecer o processo de tomada de decisão na busca de otimização do desempenho e vantagens competitivas por meio de um modelo de gestão integrado. Uma abordagem conceitual de GC, GI e IC é realizada para permitir discussão à luz de suas diferenças, semelhanças e interdependências. O modelo de gestão integrado proposto considera o conjunto de práticas distintas e interligadas visando melhorar o desempenho organizacional por meio de produção, retenção, disseminação, compartilhamento e aplicação da informação e do conhecimento nas organizações e nas relações com o ambiente interno e externo.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
23/02/2018
Número
Sección
Inteligência organizacional e competitiva
Licencia
- La publicación se reserva el direcho de realizar, en los originales, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical, para mantener la norma culta del idioma, respetando el estilo de los autores;
- Las pruebas finales no seran enviadas a los autores;
- Los trabajos publicados pasan a ser propriedad de la revista Ciência da Informação, siendo su reimpresión total o parcial, sujeta a autorización expresa de la dirección del IBICT;
- Debe ser consignada la fuente de publicação original;
- Són de exclusiva responsabilidad de los autores las opiniones emitidas en sus artículos;
- Cada autor recibirá dos ejemplares de la revista, caso esté disponible en el formato impreso.