A formação de recursos humanos para otimizar a indústria da produção de conhecimento no Brasil

Aldo de Albuquerque Barreto

Resumo


A indústria da informação no Brasil tem produzido estoques de informação organizados e controlados para uso imediato ou futuro. Contido, os estoques em si são estáticos e não produzem conhecimentos. A única indústria que toma possível produzir conhecimento é a indústria da transferência da informação a qual propicia o acesso, o uso e a assimilação da informação. A indústria da informação é orientada por uma racionalidade técnica onde a quantificação, a eficácia e a produtividade constituem seu principal paradigma. A indústria da transferência da informação ê orientada por uma racionalidade contextual onde diversos segmentos sociais possam ter acesso, uso e transformar a informação em conhecimento. A formação de recursos humanos para a área de Ciência da Informação deve ser pensada e projetada, levando-se em conta o antagonismo existente na racionalidade das duas indústrias.

 http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/331


Texto completo:

PDF (resumo)

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Aldo de Albuquerque Barreto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.