Boas práticas do Repositório Institucional do IFRN: relato de experiência do campus Natal – Zona Norte

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DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4893

Palavras-chave:

Repositório institucional, Gestão de repositórios, Ciência aberta

Resumo

O Repositório Institucional (RI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o Memoria, conforme a sua Política Institucional de Informação Técnico-Científica objetiva reunir as produções acadêmicas, científicas, artísticas e administrativas do Instituto, a fim de aumentar seu impacto da investigação, sua visibilidade e de seus pesquisadores. Desde a implantação do RI, a Biblioteca do campus Natal – Zona Norte vem desenvolvendo ações positivas objetivando o alinhamento com as diretrizes institucionais, assim, destacamos algumas destas que apontamos como boas práticas. Com relação ao deposito de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), após envio de proposta de Instrução Normativa para os campi pelo Comitê Gestor, iniciou-se, por meio de processo administrativo local, ampla discussão do documento. A princípio em reunião com os coordenadores de curso e, posteriormente, em Colegiado da Diretoria Acadêmica com a apresentação e os esclarecimentos para a comunidade docente e setores administrativos vinculados ao ensino, em última etapa sendo aprovado pelo Conselho Escolar do Campus. Neste diálogo coletivo foi construído o fluxo de deposito dos TCCs do Campus, deixando a biblioteca e a secretaria acadêmica de receberem os documentos em formato impresso e passando estes a estarem disponíveis no repositório. O retorno positivo desta ação facilitou a divulgação em reuniões pedagógicas e em Semanas de Integração e Pesquisa. Sobre a Semana de Integração, a biblioteca apresenta aos novos alunos os serviços oferecidos pelo setor, dentre eles destacamos o RI e enfatizamos a sua relevância para a instituição e para a comunidade científica. Com relação a Semana de Pesquisa, exibimos o RI como fonte de informação confiável, além de pontuar considerações significativas sobre estatísticas de uso e o impacto para a ciência. Outro trabalho colaborativo desenvolvido pela biblioteca juntamente com docentes, foi a construção de um plano de marketing para o RI. A coordenação da biblioteca do Campus assumiu a coorientação do TCC desenvolvido por um ex-bolsista do setor e aluno do Curso Técnico em Comércio. Após a conclusão, a produção acadêmcia foi apresentada no XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), no ano de 2018 na cidade de Salvador/BA, Brasil. Ainda sobre as ações em benefício ao RI, o Campus, mais uma vez por intermédio da Biblioteca, desenvolveu um projeto de pesquisa sobre interoperabilidade entre sistemas, sendo o próprio Dspace e o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), objetivando ampliar o povoamento do RI, melhorar o fluxo administrativo de deposito de TCCs e maximizar a divulgação da produção científica institucional. O projeto de pesquisa foi apresentado na 9ª ConfOA, no ano de 2018 em Lisboa, Portugal, e envolveu a coordenação da biblioteca, alunos do curso Superior em Informática e bibliotecária de outro campus da instituição. Diante do exposto, consideramos que as ações desenvolvidas localmente promoveram a sensibilização, facilitando a aceitação do RI, além de ter contribuído para a visibilidade pela comunidade local. Entendemos que o diálogo sistemático com a comunidade é fator considerado essencial para o sucesso de um RI e contribui também para a compreensão da sua relevância para a ciência aberta.

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Biografia do autor

Vanessa Oliveira de Macêdo Cavalcanti, IFRN

Mestre em Educação, pelo IFRN (2016), Especialista em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação, pela UFRN (2007) e Bacharel em Biblioteconomia, também pela UFRN (2005). Atualmente é bibliotecária do IFRN campus Natal-Zona Norte. Desenvolveu atividades sobre Biblioteca Escolar. Coordenou o projeto de pesquisa sobre Repositório Institucional para acesso livre das produções científicas no IFRN no ano de 2013 e sobre Interoperabilidade de sistemas em 2018. Membro do Grupo Gestor do Memoria - Repositório Institucional do IFRN e coordenadora do GT 12 sobre Repositórios Institucionais da Rede Federal. Membro da Comissão Brasileira de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Tem experiência na área de Repositórios Institucionais, acesso aberto, análise qualitativa e quantitativa do conhecimento científico.

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Publicado

20/03/2020

Como citar

Cavalcanti, V. O. de M. (2020). Boas práticas do Repositório Institucional do IFRN: relato de experiência do campus Natal – Zona Norte. Ciência Da Informação, 48(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4893