Boas práticas do Repositório Institucional do IFRN: relato de experiência do campus Natal – Zona Norte
DOI:
https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4893Keywords:
Repositório institucional, Gestão de repositórios, Ciência abertaAbstract
O Repositório Institucional (RI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o Memoria, conforme a sua Política Institucional de Informação Técnico-Científica objetiva reunir as produções acadêmicas, científicas, artísticas e administrativas do Instituto, a fim de aumentar seu impacto da investigação, sua visibilidade e de seus pesquisadores. Desde a implantação do RI, a Biblioteca do campus Natal – Zona Norte vem desenvolvendo ações positivas objetivando o alinhamento com as diretrizes institucionais, assim, destacamos algumas destas que apontamos como boas práticas. Com relação ao deposito de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), após envio de proposta de Instrução Normativa para os campi pelo Comitê Gestor, iniciou-se, por meio de processo administrativo local, ampla discussão do documento. A princípio em reunião com os coordenadores de curso e, posteriormente, em Colegiado da Diretoria Acadêmica com a apresentação e os esclarecimentos para a comunidade docente e setores administrativos vinculados ao ensino, em última etapa sendo aprovado pelo Conselho Escolar do Campus. Neste diálogo coletivo foi construído o fluxo de deposito dos TCCs do Campus, deixando a biblioteca e a secretaria acadêmica de receberem os documentos em formato impresso e passando estes a estarem disponíveis no repositório. O retorno positivo desta ação facilitou a divulgação em reuniões pedagógicas e em Semanas de Integração e Pesquisa. Sobre a Semana de Integração, a biblioteca apresenta aos novos alunos os serviços oferecidos pelo setor, dentre eles destacamos o RI e enfatizamos a sua relevância para a instituição e para a comunidade científica. Com relação a Semana de Pesquisa, exibimos o RI como fonte de informação confiável, além de pontuar considerações significativas sobre estatísticas de uso e o impacto para a ciência. Outro trabalho colaborativo desenvolvido pela biblioteca juntamente com docentes, foi a construção de um plano de marketing para o RI. A coordenação da biblioteca do Campus assumiu a coorientação do TCC desenvolvido por um ex-bolsista do setor e aluno do Curso Técnico em Comércio. Após a conclusão, a produção acadêmcia foi apresentada no XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), no ano de 2018 na cidade de Salvador/BA, Brasil. Ainda sobre as ações em benefício ao RI, o Campus, mais uma vez por intermédio da Biblioteca, desenvolveu um projeto de pesquisa sobre interoperabilidade entre sistemas, sendo o próprio Dspace e o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), objetivando ampliar o povoamento do RI, melhorar o fluxo administrativo de deposito de TCCs e maximizar a divulgação da produção científica institucional. O projeto de pesquisa foi apresentado na 9ª ConfOA, no ano de 2018 em Lisboa, Portugal, e envolveu a coordenação da biblioteca, alunos do curso Superior em Informática e bibliotecária de outro campus da instituição. Diante do exposto, consideramos que as ações desenvolvidas localmente promoveram a sensibilização, facilitando a aceitação do RI, além de ter contribuído para a visibilidade pela comunidade local. Entendemos que o diálogo sistemático com a comunidade é fator considerado essencial para o sucesso de um RI e contribui também para a compreensão da sua relevância para a ciência aberta.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
20/03/2020
Issue
Section
Pôster
License
- This publication reserves the right to modify the original, regarding norms, spelling and grammar, in order to maintain the standards of the language, still respecting author writing style;
- The final proofs will not be sent to the authors;
- Published works become Ciência da Informação's property, their second partial or full print being subject to expressed authorization by IBICT's Director;
- The original source of publicaton must be provided at all times;
- The authors are solely responsible fo the views expressed within the article;
- Each author will receive two hard copies of the issue, if made availalbe in print.