Métricas alternativas e dados de citação de publicações em acesso aberto sobre inteligência artificial no campo da saúde

Marília Catarina Andrade Gontijo, Ronaldo Ferreira de Araújo

Resumo


A inteligência artificial vem protagonizando o cenário de evolução tecnológica com importantes contribuições em vários campos do conhecimento, apresentando elevada quantidade de estudos nos últimos tempos. A presente pesquisa objetiva analisar a produção científica sobre inteligência artificial em artigos de acesso aberto no campo da saúde, averiguando o seu “impacto social” considerado a partir das métricas alternativas e o impacto acadêmico pelos dados de citação. Foram analisados 1.625 artigos nacionais e internacionais publicados entre 2014 a 2018, recuperados na Dimensions com dados de atenção online detalhados via Altmetric Explorer, dos quais 54,76% obtiveram dados altmétricos de menções na Web Social e 73,3% possuem citações. Demonstrou-se a preferência pela rede social Twitter (96,94%) para o compartilhamento das publicações, além de uma ocorrência maior de citações para artigos mais antigos. Considera-se que as métricas alternativas são complementares às tradicionais e que sua aplicação conjunta possibilita uma compreensão mais ampla de impacto.

Palavras-chave


Altmetria; Bibliometria; Produção científica; Inteligência artificial; Saúde

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Marília Catarina Andrade Gontijo, Ronaldo Ferreira de Araújo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.