Métricas alternativas e dados de citação de publicações em acesso aberto sobre inteligência artificial no campo da saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v48i3.4927

Palabras clave:

Altmetria, Bibliometria, Produção científica, Inteligência artificial, Saúde

Resumen

A inteligência artificial vem protagonizando o cenário de evolução tecnológica com importantes contribuições em vários campos do conhecimento, apresentando elevada quantidade de estudos nos últimos tempos. A presente pesquisa objetiva analisar a produção científica sobre inteligência artificial em artigos de acesso aberto no campo da saúde, averiguando o seu “impacto social” considerado a partir das métricas alternativas e o impacto acadêmico pelos dados de citação. Foram analisados 1.625 artigos nacionais e internacionais publicados entre 2014 a 2018, recuperados na Dimensions com dados de atenção online detalhados via Altmetric Explorer, dos quais 54,76% obtiveram dados altmétricos de menções na Web Social e 73,3% possuem citações. Demonstrou-se a preferência pela rede social Twitter (96,94%) para o compartilhamento das publicações, além de uma ocorrência maior de citações para artigos mais antigos. Considera-se que as métricas alternativas são complementares às tradicionais e que sua aplicação conjunta possibilita uma compreensão mais ampla de impacto.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Marília Catarina Andrade Gontijo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Mestranda em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG.
  • Ronaldo Ferreira de Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Publicado

20/03/2020