Um estudo do poder na sociedade da informação

Autores

  • Henrique Flávio Rodrigues da Silveira Banco Central do Brasil

Palavras-chave:

Poder, informação, Estado, Controle social, Cidadania, Sociedade da Informação.

Resumo

Inicialmente são abordados alguns aspectos relativos ao conceito de poder e suas várias formas de manifestação, com destaque para seu exercício pelo Estado. A seguir, é construído um quadro sobre a anatomia do poder e destacada a importância da compreensão sobre os fenômenos que o cercam. Nesse contexto, a informação é apresentada como peça de apoio e, ao mesmo tempo, alavanca dos processos sociais, sendo registradas algumas observações sobre o “apartheid digital”. Por fim, são apresentadas ponderações sobre a responsabilidade do Estado como agente capaz de evitar o agravamento dos desequilíbrios sociais e regionais, e de assegurar o pleno exercício da cidadania na sociedade da informação.

Biografia do autor

Henrique Flávio Rodrigues da Silveira, Banco Central do Brasil

Mestrando em ciência da informação (UnB). Analista do Banco Central do Brasil, com atuação na área de Planejamento. Formado em processamento de dados pela Universidade Federal do Ceará (1986), com cursos de especialização (lato sensu) em informática (1989) e marketing (1994).

Downloads

Como citar

Silveira, H. F. R. da. (2000). Um estudo do poder na sociedade da informação. Ciência Da Informação, 29(3). Recuperado de http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/875

Edição

Seção

Artigos