Sociedade da Informação no Brasil e em Portugal: um panorama dos livros verdes

Autores

  • Georgete Medleg Rodrigues UnB - CID
  • Patrícia Simas de Andrade UnB
  • João Batista Simão UnB

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf..v32i3.993

Palavras-chave:

Sociedade da informação, Índice da sociedade da informação (ISI), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Livro Verde - Brasil, Livro Verde - Portugal.

Resumo

Apresentaram-se, neste trabalho, as ações e esforços do Brasil e de Portugal para a construção de uma sociedade da informação. Mediante um estudo do Livro Verde do Brasil e de Portugal foi possível comparar as ações dos dois países na delineação das estratégias para implantação da sociedade da informação e também as dificuldades enfrentadas. O Índice da Sociedade da Informação (ISI) é usado para avaliar a capacidade das nações em acessar e absorver informações e tecnologia de informações. É possível concluir que Portugal tem mais chances de ser bem-sucedido em suas políticas em virtude do apoio financeiro concedido pela União Européia e da sua infra-estrutura razoável de telecomunicações, bem como da facilidade para administrar um país pequeno com uma população de aproximadamente 10 milhões de cidadãos.

Downloads

Publicado

17/02/2004

Como citar

Rodrigues, G. M., Andrade, P. S. de, & Batista Simão, J. (2004). Sociedade da Informação no Brasil e em Portugal: um panorama dos livros verdes. Ciência Da Informação, 32(3). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v32i3.993

Edição

Seção

Artigos