Sociedade da informação e inteligência em unidades de informação

Autores

  • Kira Tarapanoff Universidade de Brasília
  • Rogério Henrique de Araújo Júnior IBICT
  • Patricia Marie Jeanne Cormier Caixa Econômica Federal

Palavras-chave:

Sociedade da informação, Inteligência competitiva, Sistema de inteligênci a competitiva, Monitoramento de informações, Data ming, Data warehousig, Redes neurais

Resumo

Aborda o conceito de inteligência competitiva aplicada a unidades de informação. Discute a atuação da unidade de informação no contexto da sociedade da informação, propondo a abordagem da inteligência competitiva para o monitoramento ambiental de informações e adequação organizacional ao contexto. Sugere a estruturação de um sistema de inteligência com utilização de ferramentas de tratamento e agregação de valor à informação apropriadas. Cita exemplo de utilização de sistema de inteligência competitiva em unidade de informação, que pode ser replicado, ou usado como exemplo, por outras unidades de informação.

Biografias dos autores

Kira Tarapanoff, Universidade de Brasília

Doutora em ciência da informação, pesquisadora sênior da Universidade de Brasília e coordenadora do Curso de Especialização em Inteligência Competitiva promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Instituto Nacional de Tecnologia (INT)

Rogério Henrique de Araújo Júnior, IBICT

Mestre em ciência da informação pela Universidade de Brasília e coordenador assistente do Curso de Especialização Inteligência Competitiva promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Instituto Nacional de Tecnologia (INT)

Patricia Marie Jeanne Cormier, Caixa Econômica Federal

Bibliotecária da Caixa Econômica Federal e especialista em inteligência competitiva pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

Downloads

Como citar

Tarapanoff, K., Araújo Júnior, R. H. de, & Cormier, P. M. J. (2000). Sociedade da informação e inteligência em unidades de informação. Ciência Da Informação, 29(3). Recuperado de http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/876

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>