Informação digital no ensino presencial e no ensino a distância

Autores

  • Marco Gonzalez
  • Omer (Filho) Pohlmann
  • Karen Selbach Borges PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v30i2.929

Palavras-chave:

Ensino a distância, Informação digital, Bibliotecas digitais

Resumo

Neste artigo, discutem-se o papel da informação digital e sua importância tanto para as universidades tradicionais quanto para as que adotam o paradigma de ensino a distância. Além disso, descreve-se a infra-estrutura básica necessária para a produção e disponibilização de acervo digital, destacando-se a criação de um Núcleo de Construção e Manutenção de Acervo Digital e de um Núcleo de Criação de Material Didático. Analisam-se também as diferenças relacionadas à disponibilização e pagamento de direitos autorais de documentos digitais disponibilizados em ambientes públicos ou restritos. Finalmente, apresentam-se as experiências dos autores no gerenciamento da informação digital disponibilizada aos alunos do ensino presencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Marco Gonzalez

Mestre em Ciência da Computação pela PUCRS (Porto Alegre, RS, Brasil). Especialista em Informática Empresarial e Análise de Sistemas. Doutorando em Informática pelo PPGCC da PUCRS.

Omer (Filho) Pohlmann

Administrador, especialista em análise de sistemas e mestre em ciência da computação pela PUCRS (Porto Alegre, RS, Brasil).

Karen Selbach Borges, PUCRS.

Bacharel em informática e mestre em ciência da computação pela PUCRS (Porto Alegre, RS, Brasil). Pesquisadora do Projeto Campus Global na Faculdade de Informática da PUCRS

Downloads

Como citar

Gonzalez, M., Pohlmann, O. (Filho), & Borges, K. S. (2001). Informação digital no ensino presencial e no ensino a distância. Ciência Da Informação, 30(2). https://doi.org/10.18225/ci.inf.v30i2.929

Edição

Seção

Relato de Experiência