Informação digital no ensino presencial e no ensino a distância

Autores/as

  • Marco Gonzalez
  • Omer (Filho) Pohlmann
  • Karen Selbach Borges PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.18225/ci.inf.v30i2.929

Palabras clave:

Ensino a distância, Informação digital, Bibliotecas digitais

Resumen

Neste artigo, discutem-se o papel da informação digital e sua importância tanto para as universidades tradicionais quanto para as que adotam o paradigma de ensino a distância. Além disso, descreve-se a infra-estrutura básica necessária para a produção e disponibilização de acervo digital, destacando-se a criação de um Núcleo de Construção e Manutenção de Acervo Digital e de um Núcleo de Criação de Material Didático. Analisam-se também as diferenças relacionadas à disponibilização e pagamento de direitos autorais de documentos digitais disponibilizados em ambientes públicos ou restritos. Finalmente, apresentam-se as experiências dos autores no gerenciamento da informação digital disponibilizada aos alunos do ensino presencial.

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Biografía del autor/a

  • Marco Gonzalez
    Mestre em Ciência da Computação pela PUCRS (Porto Alegre, RS, Brasil). Especialista em Informática Empresarial e Análise de Sistemas. Doutorando em Informática pelo PPGCC da PUCRS.
  • Omer (Filho) Pohlmann
    Administrador, especialista em análise de sistemas e mestre em ciência da computação pela PUCRS (Porto Alegre, RS, Brasil).
  • Karen Selbach Borges, PUCRS.
    Bacharel em informática e mestre em ciência da computação pela PUCRS (Porto Alegre, RS, Brasil). Pesquisadora do Projeto Campus Global na Faculdade de Informática da PUCRS

Número

Sección

Relatos de Experiências