As tecnologias de informação como instrumento na viabilização da gestão do conhecimento através da montagem de mapas cognitivos

Gesinaldo Ataíde Cândido, Nadja Macêdo de Araújo

Resumo


Para este estudo foi utilizado o software Personal Brain™, o qual permite mapear os fluxos e os inter-relacionamentos das informações internas e externas à organização. Esse mapeamento torna-se essencial para a implementação da inteligência competitiva e da gestão do conhecimento. O software mencionado foi aplicado no departamento de recursos humanos de uma instituição pública. De forma seqüencial, foram criados dois modelos: o primeiro descreve como o departamento trabalha no seu cotidiano; o segundo mostra como o departamento poderá tornar-se mais eficiente á medida que agregue às suas atividades as fontes de informações para suporte e garantia de um serviço de melhor qualidade aos usuários.

Palavras-chave


Intelgência competitiva; Gestão do conhecimento; Personal Brain.

Texto completo:

HTML PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2004 Gesinaldo Ataíde Cândido, Nadja Macêdo de Araújo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
SAUS - Setor de Autarquias Sul, Quadra 5, Lote 6, Bloco H
Seção de Editoração - sala 500
CEP 70070-912
Brasília-DF, Brasil

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo publicado nesta revista está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.