Notícias

  • Dossiê: Infodemia e o Nosso Futuro

    06/11/2020

    Chamada de artigos Liinc em Revista

    Prazo de submissão: até 31/03/2021

    A Liinc em Revista convida à submissão de artigos para o dossiê “Infodemia e o Nosso Futuro”, a ser publicado em seu volume 17, de 2021. O dossiê é organizado pelos profs. Marco Schneider e Gustavo Saldanha.

    Aceitam-se artigos originais em português, espanhol e inglês. Os artigos passarão por avaliação às cegas entre pares. Não serão aceitos artigos fora do escopo temático do dossiê. Acesse abaixo mais informações sobre o dossiê.

    Saiba mais sobre Dossiê: Infodemia e o Nosso Futuro
  • Dossier: Infodemics and Our Future

    06/11/2020

    Call for papers Liinc em Revista

    Submission deadline: até 31 March 2021

    Liinc em Revista invites for the submission of articles for the dossier “Infodemics and Our Future”, to be published in the vol. 17, first semester 2021. This dossier is being organized by Professors Marco Schneider and Gustavo Saldanha.

    Liinc em Revista accepts submissions of manuscripts written in Portuguese, English, and Spanish. The manuscripts submitted to Liinc em Revista are evaluated through double-blind peer-review process. Manuscripts unrelated to the topics of the dossier will not be considered for evaluation and publication. For further information or submitting a manuscript, please visit the Submissions page.

    Saiba mais sobre Dossier: Infodemics and Our Future
  • DOSSIER “Informational Perspectives and Challenges in Times of the COVID-19 Pandemic”

    02/04/2020

    Liinc em Revista invites the submission of articles for the dossier “Informational Perspectives and Challenges in Times of the COVID-19 Pandemic”, organized by Sarita Albagli (IBICT), Vanessa de Arruda Jorge (Fiocruz) and Allan Rocha de Souza (UFRRJ - ITR/UFRJ – PPED), according to the description below.

    The dossier will be published in number 2, volume 16, of 2020.

    In addition to articles, the dossier will also include a section with reports of innovative experiences on the proposed themes.

    Saiba mais sobre DOSSIER “Informational Perspectives and Challenges in Times of the COVID-19 Pandemic”
  • DOSSIER "Perspectivas y desafíos de la información en los tiempos de la COVID-19"

    02/04/2020

    Liinc em Revista invita al envío de artículos para el dossier temático "Perspectivas y desafíos de la información en los tiempos de la COVID-19", organizado por Sarita Albagli (IBICT), Vanessa de Arruda Jorge (Fiocruz) y Allan Rocha de Souza (UFRRJ - ITR/UFRJ – PPED), como se muestra en el siguiente descripción.

    El dossier se publicará en el número 2, volumen 16, de 2020.

    Además de los artículos, el dossier también incluirá una sección con informes de experiencias innovadoras en los temas propuestos.

    Saiba mais sobre DOSSIER "Perspectivas y desafíos de la información en los tiempos de la COVID-19"
  • DOSSIÊ “Perspectivas e Desafios Informacionais em Tempos da Pandemia da Covid-19”

    01/04/2020

    Liinc em Revista convida à submissão de artigos para o dossiê temático “Perspectivas e desafios informacionais em tempos da pandemia da Covid-19”, organizado por Sarita Albagli (IBICT), Vanessa de Arruda Jorge (Fiocruz) e Allan Rocha de Souza (UFRRJ - ITR/UFRJ – PPED), conforme a ementa a seguir.

    Saiba mais sobre DOSSIÊ “Perspectivas e Desafios Informacionais em Tempos da Pandemia da Covid-19”
  • Chamada de artigos Liinc em Revista Dossiê “Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura”

    28/08/2019

    Prazo de submissão: até  02/02/2020

    A Liinc em Revista convida à submissão de artigos para o dossiê “Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura”, a ser publicado em seu número 1, volume 16, no mês de maio de 2020. O dossiê é organizado pelos profs. Marco Schneider (IBICT), Marcos Dantas (UFRJ) e Pablo Nabarrete Bastos (UFF).

     

    Aceitam-se artigos originais em português, espanhol e inglês. Os artigos passarão por avaliação às cegas entre pares. Não serão aceitos artigos fora do escopo temático do dossiê.

    Temário:

     A Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (EPICC) situa-se na interface entre a Comunicação Social, de onde deriva, e vertentes críticas da Economia Política. Embora não hegemônica no campo da Comunicação, a EPICC, ou simplesmente EPC (Economia Política da Comunicação) – abreviação que aponta para sua origem e maturação epistêmicas – já é cinquentenária e possui associações científicas, periódicos e grupos de trabalho em associações maiores, nacionais e internacionais, sendo, portanto, um subcampo que goza de considerável consolidação teórica e institucional no campo da Comunicação Social. Já no âmbito da Ciência da Informação, embora tenha sempre havido pesquisadores individuais que dialogam com as vertentes críticas da Economia Política, não se pode afirmar que haja uma consolidação similar desses estudos nos termos do que mereceria ser adequadamente denominado de um subcampo de Economia Política da Informação. De todo modo, neste momento de desenvolvimento das forças produtivas em que as tecnologias da informação e comunicação são estratégicas na produção, circulação e reprodução ampliada do capital, a Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura atualiza e expande seu leque de estudos a partir das transformações concretas da realidade, demandando mais atenção por parte da Ciência da Informação.

    Saiba mais sobre Chamada de artigos Liinc em Revista Dossiê “Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura”