Humanidades digitais: olhares do sul | Humanidades digitales: miradas del sur | Digital humanities: views from the south

Em meio a um cenário científico global onde as soluções digitais têm suscitado mais e mais reflexão sobre suas implicações humanas em termos políticos, educativos, culturais e sociotécnicos, as ditas Humanidades Digitais têm continuamente sido foco de interesse diverso entre pesquisadores do âmbito das Ciências Sociais, da literatura e da linguística, das Artes, da Educação e das ciências da Informação e da Computação. Seus novos métodos aplicados às já estabelecidas abordagens das Humanidades suscitam novos objetos de pesquisa, epistemologias e produtos, ambos atravessados pelos recursos digitais.

Dessa maneira, as Humanidades Digitais apontam duplamente para um conjunto de possibilidades de produção e divulgação científica de novos “contornos” e para um cenário de indagações sobre porque e para que as “formas” mediadas pela retórica do digital ganham maior evidência entre acadêmicos das humanidades.

No horizonte acadêmico do Sul tais questões são ainda mais pungentes. Em meio à assimetria de recursos, competências e oportunidades de interlocução, o Sul oferta uma riqueza de temas e desafios, muitas vezes inexistentes no âmbito das Humanidades Digitais do Norte.

Este dossiê propõe a construção de “pontes” e de lugares de encontro entre teoria e prática, tendo como foco as Humanidades Digitais desenvolvidas no âmbito do Sul ou tendo-o como referência.

Alguns eixos temáticos:

Geopolítica das Humanidades Digitais: o global, o local;
Contexto sociotécnico, político e cultural da produção do conhecimento por meio das Humanidades Digitais;
Formas de ler e escrever na era digital: do registro e da recuperação ao apagamento da informação na internet;
Ciência aberta enquanto política e prática das Humanidades Digitais: recursos e ferramentas;
Metodologias digitais: entre novas epistemologias e novos problemas para o campo;
Edição digital, anotação semântica, geolocalização. Crowdsourcing de texto, imagens, áudios;
Arquivo e Documentação: digitalização, memória, preservação;
Bibliotecas, Labs, Fablabs: espaços de cidadania e democratização do conhecimento;
Do lúdico à ciência: arte digital, arquitetura, música, cinema, teatro, jogos digitais e novas mídias;
Inovação e transformação digital na academia: comunicação científica, visibilidades, e formas de abertura;
Notícias falsas, pós-verdade e humanidades digitais: interligações possíveis;
Cultura, Diversidade, Educação, Feminismo e suas mediações com as tecnologias digitais.

Além do dossiê, a Liinc em Revista está aberta à submissão de artigos e resenhas sobre outros temas em seu escopo de reflexão, de acordo com suas normas editoriais

Informações sobre as regras de submissão de artigos estão em: http://liinc.revista.ibict.br/index.php/liinc/about/submissions#authorGuidelines

PERÍODO DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS: até 31 de janeiro de 2019, em: http://www.ibict.br/liinc


En un escenario científico global donde las soluciones digitales han suscitado las más variadas reflexiones sobre sus implicaciones humanas en términos políticos, educativos, culturales y sociotécnicos, las Humanidades Digitales han sido foco de variados intereses entre investigadores del ámbito de las Ciencias Sociales, la Literatura y la Lingüística, las Artes, las Ciencias de la Educación, las Ciencias de la Información, y las Ciencias de la Computación e Informática. Sus nuevos métodos, junto con las ya tradicionales aproximaciones de las Humanidades, suscitan nuevos objetos de investigación, epistemologías y resultados, atravesados por los recursos digitales.

De esta manera, las Humanidades Digitales apuntan, por un lado, a un conjunto de posibilidades de producción y divulgación científica de nuevos "contornos" y también a una serie de indagaciones donde las "formas" mediadas por la retórica de lo digital ganan lugar entre los humanistas .

En el horizonte académico del Sur tales cuestiones son aún más punzantes. En medio de la asimetría de recursos, competencias y oportunidades, el Sur ofrece una riqueza de temas y desafíos muchas veces inexistentes en el ámbito de las Humanidades Digitales del Norte.

Este dossier propone la construcción de "puentes" y de lugares de encuentro entre teoría y práctica, teniendo como referencia las Humanidades Digitales desarrolladas en el Sur.

Algunos ejes temáticos:

Geopolítica de las Humanidades Digitales: lo global, lo local;
Contexto sociotécnico, político y cultural de la producción del conocimiento a través de las Humanidades Digitales;
Maneras de leer y escribir en la era digital: del registro y la recuperación al borrado de la información en internet;
Ciencia abierta como política y práctica de las Humanidades Digitales: recursos y herramientas;
Metodologías digitales: entre nuevas epistemologías y nuevos problemas para el campo;
Edición digital académica, anotación semántica, geolocalización. Crowdsourcing de textos, imágenes, audios;
Archivo y Documentación: escaneado, memoria, preservación;
Bibliotecas, Labs, Fablabs: espacios de ciudadanía y democratización del conocimiento;
De lo lúdico a la ciencia: arte digital, arquitectura, música, cine, teatro, juegos digitales y nuevos medios;
Innovación y transformación digital en la academia: comunicación científica, visibilidad, y formas de apertura;
Fake news, post-verdad y Humanidades Digitales: relaciones posibles;
Cultura, Diversidad, Educación, Feminismo y sus mediaciones con las tecnologías digitales.

Además del dossier, Liinc en Revista está abierta a la presentación de artículos y reseñas sobre otros temas en su ámbito de reflexión, de acuerdo con sus normas editoriales.

La información sobre las reglas de envío de artículos se encuentra en: http://liinc.revista.ibict.br/index.php/liinc/about/submissions#authorGuidelines

PERÍODO DE SUBMISIÓN DE ARTÍCULOS: hasta el 31 de enero de 2019, em: http://www.ibict.br/liinc

 

In a global scientific scenario where digital solutions have elicited the most varied reflections about their human implications in political, educational, cultural and sociotechnical terms, the Digital Humanities has been the focus of varied interests among researchers from the field of Social Sciences, Literature and Linguistics, Arts, Education, Information and Computer Sciences. Its new methods, altogether with the traditional Humanities approaches, have given rise to new research objects, epistemologies and results, built with digital resources.

Thus, the Digital Humanities, on the one hand, set possibilities for scientific production and dissemination and also a series of inquiries where the mediations of the digital rhetorics gain place among humanists.

In the academic horizon of the South such issues are even more poignant. In a context defined by asymmetry of resources, competencies and opportunities, the South offers issues and challenges that are often nonexistent in the Digital Humanities field of the North.

This dossier proposes the construction of "bridges" and meeting points between theory and practice, taking as reference the Digital Humanities developed in the South.

Some topics:

Geopolitics of the Digital Humanities: the global, the local;
Sociotechnical, political and cultural context of knowledge production through the Digital Humanities;
Reading and writing in the digital age: from information register and recovery to deletion on the internet;
Open science as Digital Humanities policy and practice: resources and tools;
Digital methodologies: new epistemologies and new problems in the field;
Scholarly digital edition, semantic annotation, geolocation. Crowdsourcing of texts, images, audios;
File and Documentation: scanning, memory, preservation;
Libraries, Labs, Fablabs: spaces for citizenship and knowledge democratization;
From ludic to science: digital art, architecture, music, cinema, theater, digital games and new media;
Innovation and digital transformation in academia: scholarly communication, visibility, and openness;
Fake news, post-truth and Digital Humanities: possible relationships;
Culture, Diversity, Education, Feminism and digital technologies mediations.

Besides the dossier, Liinc in Revista is open to submission of articles and reviews on other subjects in its scope of reflection, according to its editorial standards.

Information on the rules of article submission are in: http://liinc.revista.ibict.br/index.php/liinc/about/submissions#authorGuidelines

ARTICLE SUBMISSION PERIOD: until January 31, 2019, in: http://www.ibict.br/liinc