DOSSIÊ “Perspectivas e Desafios Informacionais em Tempos da Pandemia da Covid-19”

01/04/2020

A Liinc em Revista convida à submissão de artigos para o dossiê temático “Perspectivas e desafios informacionais em tempos da pandemia da Covid-19”, organizado por Sarita Albagli (IBICT), Vanessa de Arruda Jorge (Fiocruz) e Allan Rocha de Souza (UFRRJ - ITR/UFRJ – PPED), conforme a ementa a seguir.

O dossiê será publicado no número 2, volume 16, de 2020.

Além de artigos, o dossiê incluirá também uma seção com relatos de experiências inovadoras nos temas propostos.

 

EMENTA

A situação de emergência e crise ante os riscos e repercussões de várias ordens associados à eclosão da pandemia da Covid-19 tem motivado ações e questões relativamente a produção, análise, compartilhamento, abertura, divulgação e disseminação de diferentes tipos de informação: científica, sanitária, comunitária, cívica, entre outras.  Suas implicações fazem-se sentir em vários níveis e dimensões: social, política, cultural, ética, tecnológica, jurídica, econômica e científica.

O dossiê irá abranger diferentes aspectos, inovações e desafios colocados à informação, suas formas de organização, recuperação, representação e acesso, ante o quadro da pandemia, incluindo, mas não se limitando a:

- suas possibilidades como ferramenta de fortalecimento de redes de solidariedade e colaboração;

- seu papel como forma de registro e circulação de pontos de vista e debate público;

- os riscos advindos de movimentos de desinformação e manipulação da opinião;

-  seus usos como dispositivo de controle, vigilância e fortalecimento de modelos e práticas autoritários de governo;

- sua relevância e potencial para promover a adoção de práticas da ciência aberta e cidadã, tais como fast track nas publicações científicas e seu acesso aberto, incentivo ao compartilhamento e abertura de dados e protagonismo cidadão na pesquisa;

- os contornos do direito de acesso a dados, informação, conhecimento e produção científica e tecnológica frente às normas de direitos autorais, propriedade industrial e exclusividade de informações e dados, no contexto da pandemia.

- seus usos atuais e potenciais como embasamento para decisões sanitárias, políticas, sociais, jurídicas e econômicas;

- seus desafios ante desiguais condições e posições sociais, geopolíticas e geoeconômicos.

 

REGRAS DE SUBMISSÃO

  • Aceitam-se artigos originais em português, espanhol e inglês. Autores não nativos na língua escolhida para o artigo deverão comprovar revisão por tradutor/a profissional.
  • A revisão ortográfica e a padronização de referências pela ISO 690 são de responsabilidade dos/as autores/as. 
  • Nos artigos, o/a primeiro/a autor/a deverá ter preferencialmente titulação acadêmica de Doutor/a e não poderá ter titulação inferior à de Mestre.
  • Nos relatos de experiências inovadoras não há titulação mínima.
  • Não serão aceitas submissões fora do escopo do dossiê e fora das normas da Liinc em Revista.
  • Demais regras para submissão encontram-se em http://liinc.revista.ibict.br/index.php/liinc/about/submissions#authorGuidelines

 

PRAZOS

  • Prazo de submissão: ATÉ 15 DE AGOSTO DE 2020 (SEM PRORROGAÇÃO), pelo endereço http://revista.ibict.br/liinc/
  • A Liinc em Revista está adotando a PUBLICAÇÃO EM FLUXO CONTÍNUO, publicando os textos à medida que sejam aprovados e formatados para publicação.