Aspectos estruturais e motivacionais e possíveis zoneamentos discursivos em software social acadêmico | Structural and motivacional aspects and discursive zones in academic social software

  • Patrícia Zeni Marchiori Universidade Federal do Paraná
  • Eduardo Michelotti Bettoni Universidade Federal do Paraná
  • Andre Luiz Appel Universidade Federal do Paraná
  • Carlos Alexandre Lourenço Taborda Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: sistemas de social bookmarking – características, sistemas de gerenciamento de referências – características, marcação de recursos na web – motivação, marcação de recursos na web – infometria, software social – comunidades discursivas

Resumo

Resumo O artigo descreve e analisa três ferramentas de social bookmarking e dois sistemas de gerenciamento de referências voltados para o ambiente acadêmico em seus aspectos objetivos e subjetivos. Destaca o esquema de marcação de metadados como suporte para estudos infométricos e discute as condições motivacionais para o uso de tais sistemas, assim como potenciais zoneamentos discursivos advindos da análise de tags de descritores. Tece especulações sobre outras relações passíveis de serem encontradas nas estruturas formais dessas ferramentas, especialmente aquelas relativas à função da linguagem e a potencial composição de comunidades discursivas em ambientes virtuais colaborativos.

Palavras-chave: sistemas de social bookmarking; características; sistemas de gerenciamento de referências – características; marcação de recursos na web – motivação; marcação de recursos na web – infometria; software social – comunidades discursivas.

 

Abstract  This article describes and analyses three academic social bookmarking tools and two bibliographic management systems as to their objective and subjective features. A metadata scheme was thoroughly examined as a support for infometric studies. It also presents an overall view of motivational aspects and potential discursive zones that can derivate from keyword tagging analysis.The final argument speculates about other relations found through the tagging assignment process that could disclose common language functions as well as unveil characteristics of discursive communities regarding virtual collaborative environments.

Keywords social bookmarking systems; bibliography management systems; social tagging  motivation; social tagging informetrics; social software; discursive communities.

Biografia do Autor

Patrícia Zeni Marchiori, Universidade Federal do Paraná

Professor Associado I do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da UFPR, especialista em Gestão do Conhecimento em Ciências da Água, Hidrologia e Oceanografia (VUB/Bélgica), mestre em Ciência da Informação (UFRJ/IBICT) e doutora em Comunicação (ECA/USP)

Av. Pref. Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico – Curitiba/Paraná – CEP 80210-170

 

Eduardo Michelotti Bettoni, Universidade Federal do Paraná

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação (SCSA/UFPR), pesquisador no Programa de Iniciação Científica UFPR/CNPq, bolsista do Programa Reuni (CAPES/UFPR), bacharel em Turismo (UFPR)

Av. Pref. Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico – Curitiba/Paraná – CEP 80210-170

 

Andre Luiz Appel, Universidade Federal do Paraná

Graduando em Gestão da Informação - Universidade Federal do Paraná. Bolsista voluntário no Programa de Iniciação Científica UFPR/CNPq (IC-Voluntária/UFPR/CNPq)

Av. Pref. Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico – Curitiba/Paraná – CEP 80210-170

 

Carlos Alexandre Lourenço Taborda, Universidade Federal do Paraná
Graduando em Gestão da Informação pela Universidade Federal do Paraná, bolsista voluntário no Programa de Iniciação Científica (IC-Voluntária/UFPR/CNPq)

Av. Pref. Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico – Curitiba/Paraná – CEP 80210-170

Publicado
29/09/2010
Como Citar
MarchioriP. Z., BettoniE. M., AppelA. L., & TabordaC. A. L. (2010). Aspectos estruturais e motivacionais e possíveis zoneamentos discursivos em software social acadêmico | Structural and motivacional aspects and discursive zones in academic social software. Liinc Em Revista, 6(2). https://doi.org/10.18617/liinc.v6i2.355
Seção
Linguagem, Informação e novas dinâmicas sociais contemporâneas