Da probabilidade à racionalidade: um estudo sobre o risco nos processos de avaliação da conformidade | From probability to rationality: a study on risk in conformity assessment processes

Maria Luiza Costa Martins, Janaina Goulart Belchior

Resumo


Resumo O trabalho discute a questão do risco no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade. Valendo-se da evolução do conceito de risco ao longo da história, estuda o processo de análise de risco nas decisões relacionadas à regulamentação de produtos e qual o embasamento que esta análise deve ter de modo a fugir de uma dedução meramente pautada em cálculos probabilísticos, para buscar uma racionalidade social que atenda plenamente aos anseios de todos os indivíduos. Para tanto, destaca a atuação do Inmetro como gerenciador de riscos, analisando as estratégias que usa para estimar os riscos.

Palavras-chave gerenciamento de risco, avaliação da conformidade, racionalidade social, regulamentação, Inmetro

Abstract This paper discusses risk analysis in the Brazilian Conformity Assessment System. Beyond risk conception evolution throughout history, this work studies the relationship between the risk analysis process and the decisions of product regulation. The issue is what parameters  should be included in the analysis.

Keywords risk management, conformity assessment, social rationality, regulation, Inmetro


Palavras-chave


gerenciamento de risco; avaliação da conformidade; racionalidade social; regulamentação; Inmetro

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v8i1.469

Apontamentos

  • Não há apontamentos.