O Brasil e as pesquisas em inovação aberta: Um estudo a partir dos Grupos de Pesquisa do CNPq │ Open innovation research in Brazil: a study on CNPq Research Groups

Autores

  • Edna Lucia da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Liliane Vieira Pinheiro Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v10i2.727

Palavras-chave:

Inovação Aberta, Grupos de Pesquisa, Linhas de Pesquisa, Produção científica.

Resumo

RESUMO A inovação está relacionada ao desenvolvimento dos países e a inovação aberta é vista como um modelo que pressupõe a cooperação e interação entre empresas, universidades e consumidores nos processos de inovação. Dadas as possibilidades desse modelo, e do fato de que o Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq propiciou o registro da organização dos pesquisadores em grupos, o que evidenciou a sistematização das atividades de pesquisa do país nesse processo, procura-se levantar alguns indícios do desenvolvimento de pesquisas em inovação aberta no Brasil. A partir de registros desse diretório busca-se verificar quais os grupos de pesquisa do país possuem linhas de pesquisa voltadas ao estudo da inovação aberta e qual o estágio das pesquisas no Brasil nessa temática via levantamento da produção em artigos de periódicos dos pesquisadores identificados nessas linhas. Conclui que, embora existam grupos interessados na temática e linhas de pesquisa voltadas ao estudo da inovação aberta, a produção científica sobre o tema ainda é incipiente nessas linhas, indicando que no Brasil tais estudos encontram-se em estágio inicial ou não estão sendo produzidos em linhas específicas para esse fim e registradas nesse diretório.

Palavras-chave: Inovação Aberta; Grupos de Pesquisa; Linhas de Pesquisa; Produção Científica. Brasil.

ABSTRACT Innovation is related to national development and open innovation is seen as a model which presupposes cooperation and interaction among firms, universities and society in innovation processes. Given the possibilities of this model, and the fact that the CNPq Research Groups Directory provides a record of research groups' organization, we attempt to present data on the development of open innovation research in Brazil. Based on the Directory records, we seek to ascertain which research groups in the country have been doing research concerning open innovation and what is the status of research in Brazil on this theme by surveying production in journal articles from the researchers identified. We conclude that, although there are groups interested in the issue and in future research in the study of open innovation, scientific literature on the topic is still incipient in those topics, indicating that in Brazil such studies are at an early stage or are not being produced in specific fields for this purpose or registry in this directory.

Keywords: Open Innovation; Research Groups; Research Fields; Scientific Production; Brazil.

Biografia do autor

Edna Lucia da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976), mestrado (1987) e doutorado (1998) em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -CNPq/IBICT. É professora Associada 4 do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ensino e Pesquisa, atuando em pesquisa na Linha de Fluxos da Informação no Programa de Pós-Graduação de Ciência da Informação e em ensino na área de Fundamentos da Ciência da Informação. Desenvolve pesquisas voltadas para os seguintes temas: comunicação científica, mediação da informação, produção do conhecimento científico e redes científicas. 

Liliane Vieira Pinheiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Biblioteconomia (2004) e mestre em Ciência da Informação (2007) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é doutoranda em Ciência da Informação e bibliotecária do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Santa Catarina, atua na Divisão de Desenvolvimento de Coleções e Tratamento da Informação. Tem experiência em bibliotecas universitárias, especificamente com capacitação de usuários e tratamento da informação. Tem interesse nas temáticas Ciência da Informação, comunicação científica, produtividade científica, redes de conhecimento e periódicos científicos.

Downloads

Publicado

05/12/2014

Como citar

SILVA, E. L. da; PINHEIRO, L. V. O Brasil e as pesquisas em inovação aberta: Um estudo a partir dos Grupos de Pesquisa do CNPq │ Open innovation research in Brazil: a study on CNPq Research Groups. Liinc em Revista, [S. l.], v. 10, n. 2, 2014. DOI: 10.18617/liinc.v10i2.727. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3572. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Desafios contemporâneos à produção colaborativa em CT&I