As humanidades digitais além de uma abordagem previsível: um delineamento de um conceito em construção
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4566Resumo
RESUMO O artigo reflete a respeito das humanidades digitais como produto e sintoma das transformações metodológicas do uso de tecnologias nas atividades de pesquisa. Expõe as relações entre as ciências humanas e as humanidades digitais, estabelecendo, esta última, sob o escopo de uma transdisciplina, interdependente às humanidades. Propõe reflexão a respeito de como a computação auxilia na prática de pesquisa e como problemas teóricos e práticos recebem nova perspectiva através da computação. Destaca as HDs como um novo espaço reflexivo, que abre novas possibilidades para o ensino e pesquisa em humanidades, ao mesmo tempo em que causam transformações metodológicas, técnicas, estruturais e organizacionais no campo. Aponta as HDs como ferramenta de reconfiguração e potencialização da atividade de pesquisa, alertando a respeito do prejuízo de encará-las apenas como aditivo às práticas metodológicas já vigentes. Alerta para as implicações econômicas e de ressonância em relação a aplicação das ferramentas fornecidas pelas humanidades digitais. Expõe que a aplicação da tecnologia, nas humanidades digitais, deve vir acompanhada da reflexão humanista a respeito delas. Indica a necessidade de realização de um mapeamento, a partir de sua literatura e de seu arcabouço prático-conceitual, para que se alcance uma mensuração concreta do escopo das humanidades digitais.
Palavras-chave: Humanidades Digitais; Tecnologias Digitais; Métodos de Pesquisa Digital; Recursos Digitais de Pesquisa; Metodologia de Pesquisa Assistida por Computador.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0