Arquivamento da Web no contexto das Humanidades Digitais: da produção a preservação da informação digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4578

Resumo

RESUMO Este trabalho procurou trazer as relações existentes entre as humanidades digitais, como campo emergente de estudos inter e transdisciplinares, e a área de estudo do arquivamento da web, que consiste em políticas, metodologias e tecnologias que envolvem a seleção, captura, armazenamento, preservação e disponibilização de conteúdos da web para acesso e uso retrospectivo. Sabendo-se que os conteúdos web possuem um ciclo de vida relativamente curto devido à rápida obsolescência tecnológica e dificuldades no armazenamento a longo prazo. e que diversos esforços são necessários para a preservação digital, observou-se que o senso de comunidade, como uma das características das humanidades digitais, pode ser um fator importante para um melhor desenvolvimento de arquivos da web, nacionais e em diversos outros países, já que se verifica que a grande parte dos países do hemisfério sul não possui arquivos da web e, portanto, correm o risco de perderem seus conteúdos web e sua memória digital.

Palavras-chave: Arquivamento da Web; Humanidades Digitais; Preservação Digital; Comunidades de Pesquisa e Práticas.

Biografia do autor

Moisés Rockembach, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais

Professor do Departamento de Ciências da Informação, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFRGS)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

28/06/2019

Como citar

Rockembach, M. (2019). Arquivamento da Web no contexto das Humanidades Digitais: da produção a preservação da informação digital. Liinc Em Revista, 15(1). https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4578

Edição

Seção

Humanidades digitais: olhares do sul