A gestão dos dados de pesquisa no âmbito da comunidade dos pesquisadores vinculados aos programas de pós-graduação brasileiros na área da Ciência da Informação: desvendando as práticas e percepções associadas ao uso e reuso de dados

Guilherme Ataíde Dias, Renata Lemos dos Anjos, Débora Gomes de Araújo

Resumo


RESUMO A pesquisa investigou as práticas e percepções associadas com a gestão de dados pelos pesquisadores na pós-graduação brasileira na área da Ciência da Informação (CI). O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário semiestruturado, enviado por e-mail para 341 pesquisadores vinculados aos programas de pós-graduação brasileiros em CI. Os dados obtidos foram analisados através de técnicas de estatística descritiva e análise temática. Verificou-se que as práticas de gestão de dados conduzidas pelos pesquisadores precisam ser aprimoradas e que eles possuem postura favorável com relação ao compartilhamento de dados, desde que exista algum controle formal sobre os mesmos.

Palavras-chave: Dados de Pesquisa; Compartilhamento de Dados de Pesquisa; Ciência da Informação; Tecnologia da Informação.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v15i2.4683

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Dias, dos Anjos, & de Araújo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 _______________________________________________________________________

ISSN: 1808-3536
 
Licença Creative Commons
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.