A gestão dos dados de pesquisa no âmbito da comunidade dos pesquisadores vinculados aos programas de pós-graduação brasileiros na área da Ciência da Informação: desvendando as práticas e percepções associadas ao uso e reuso de dados | The management of research data within the community of researchers linked to Brazilian post-graduate programs in the area of Information Science: unveiling the practices and perceptions associated with the use and reuse of data

Guilherme Ataíde Dias, Renata Lemos dos Anjos, Débora Gomes de Araújo

Resumo


RESUMO A pesquisa investigou as práticas e percepções associadas com a gestão de dados pelos pesquisadores na pós-graduação brasileira na área da Ciência da Informação (CI). O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário semiestruturado, enviado por e-mail para 341 pesquisadores vinculados aos programas de pós-graduação brasileiros em CI. Os dados obtidos foram analisados através de técnicas de estatística descritiva e análise temática. Verificou-se que as práticas de gestão de dados conduzidas pelos pesquisadores precisam ser aprimoradas e que eles possuem postura favorável com relação ao compartilhamento de dados, desde que exista algum controle formal sobre os mesmos.

Palavras-chave: Dados de Pesquisa; Compartilhamento de Dados de Pesquisa; Ciência da Informação; Tecnologia da Informação.

ABSTRACT The research investigated the practices and perceptions associated with data management by researchers in Brazilian postgraduate programs in the Information Science (IC) area. A semi-structured survey was used as the research instrument, it was sent by e-mail to 341 researchers linked to the Brazilian postgraduate programs in CI. The data was analyzed through descriptive statistics techniques and thematic analysis. It was found that the data management practices conducted by the researchers need to be improved and that they have a favorable approach regarding data sharing, provided there is some formal control over them.

Keywords: Research Data; Research Data Sharing; Information Science; Information Technology.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v15i2.4683

Apontamentos

  • Não há apontamentos.