A comunicação contra-hegemônica no capitalismo digital: limites e contradições

Resumo

RESUMO O artigo propõe um diagnóstico do território digital como via para analisar as possibilidades de uma ação comunicativa contra-hegemônica em seu interior. A investigação segue as trilhas do materialismo histórico e percorre a indissociabilidade entre as dimensões econômico-materiais, os elementos culturais e as práticas comunicacionais centralizadas pela internet. Assim, o texto põe em relevo as amarrações estruturais existentes entre o capitalismo e a comunicação no contexto da internet. Os resultados apontam para um reconhecimento dos limites da atuação no ambiente digital, bem como a atualidade de elaboração de um novo projeto societário.

Palavras-chave: Internet; Contra-hegemonia; Materialismo Histórico; Capitalismo Digital.

Biografia do Autor

Rafael Bellan Rodrigues de Souza, Programa de Pós Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo

Professor adjunto do curso de Comunicação Social/Jornalismo e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Com pós-doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), mestrado em Comunicação Midiática pela Unesp (2006) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo também pela Unesp (2003).

Publicado
30/05/2020
Como Citar
Rodrigues de SouzaR. B. (2020). A comunicação contra-hegemônica no capitalismo digital: limites e contradições. Liinc Em Revista, 16(1), e5133. https://doi.org/10.18617/liinc.v16i1.5133
Seção
Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura